O medo faz parte de toda a construção verdadeira da esperança. Como escreveu Séneca, “se eu cessar de temer, cessarei também de esperar”
A última Encíclica do Papa Francisco tem tido um acolhimento estrondoso, não só de crentes católicos ou cristãos, como de outras fés e até junto dos não crentes.
A interioridade territorial lembra-nos que cada um de nós, cada ser humano, transporta também uma interioridade; e, muitas vezes, o problema da interioridade do território, é igual à interioridade humana: fica esquecido, abandonado, relegado para um segundo plano, tem projetos de desenvolvimento ver
Muitas vezes ouvi a expressão da missa à missão. Durante anos me perguntei o que realmente significava esta expressão. Entendi que devemos sair da missa, com alguma missão a cumprir cá fora.
10. É aqui que a parábola nos atinge a TODOS em cheio. Vistas bem as coisas, só o Rei fala nesta parábola. E se ouvirmos bem, DIZ-nos: «Amigo!…».
“O tempo não está para festas!” dizia há dias alguém, desalentado. E não se referia ao tempo atmosférico, nem ao tempo de crise, mas sim ao tempo de pandemia. Distanciamento social, ajuntamentos com o máximo de 6 pessoas, na rua e até em casa (em alguns países), máscaras e higienização das mãos, est
Desde 5 de agosto, nas audiências de quarta-feira, o Papa Francisco tem proposto reflexões sobre como responder à crise provocada pela pandemia a partir "do Evangelho, das virtudes teologais e dos princípios da doutrina social da Igreja".
Hoje, a liturgia do 28º domingo do Tempo Comum, do ano A, delicia-nos com um generoso banquete, enche-nos o copo e sacia-nos. O Bom Senhor Jesus apresenta-nos uma parábola de mesa farta: «Preparei o meu banquete, os bois e os cevados foram abatidos, tudo está pronto. Vinde às bodas’» Ao convite há u
Um amigo ajuda-nos a descobrir o que temos de bom em nós e a pô-lo em ação, e mesmo quando julgamos que não aguentamos mais, um amigo revela-nos onde podemos encontrar as forças para enfrentar o que nos quer derrotar.