Não sou de um só lugar. Sou de cada pedaço de caminho que me permite ir de onde estava para onde quero ou tenho de ir. Tenho tantas casas que sou mais do caminho que as liga do que de alguma delas.
E se o silêncio falasse tudo? Sentimos, muitas vezes, a necessidade de encontrar as palavras. De conseguir responder de imediato ao que nos é pedido ou questionado. Agimos como se a nossa comunicação se resumisse unicamente ao verbal.
«Colocar de novo no centro a palavra “juntos”. Com efeito, é juntos, na fraternidade e solidariedade, que construímos a paz, garantimos a justiça, superamos os acontecimentos mais dolorosos.» — Este é o convite que o Papa Francisco fez na sua mensagem para o Dia Mundial da Paz. “Juntos construímos a
2022: Ano negro para os Cristãos e para a liberdade religiosa no mundo
O que nos salva no meio do caos em que o mundo parece estar imerso?
Não há ano em que consiga passar pela Solenidade da Epifania, sem escrever alguma coisa. A verdade é que sempre encontro algo de novo nesta festa.
Deus está na manhã. Ela é misteriosa e ampla por isso. Exibe a sua bondade. Destapa o seu sorriso
1. «Eu o vejo, mas não agora,/ eu o contemplo, mas não de perto:/ uma estrela desponta (anateleî) de Jacob,/ um cetro se levanta de Israel» (Números 24,17). Assim fala, com uns olhos muito claros postos no futuro, um profeta de nome Balaão, que o Livro dos Números diz ser oriundo das margens do rio
É mais fácil amar quem está alegre e com saúde. É mais fácil ser amado quando estamos alegres e com saúde. Tudo fica muito mais difícil quando assim não é.