As 15 dicas do Papa Francisco para ser feliz

Razões para Acreditar 11 maio 2023  •  Tempo de Leitura: 8

1. “Leia dentro de si mesmo”

O Papa Francisco explica que “a nossa vida é o livro mais precioso que nos foi dado” e é precisamente dentro dessas páginas que podemos encontrar a verdade e a felicidade que desejamos e buscamos. O Pontífice cita Santo Agostinho que disse “volte para dentro de si mesmo; a verdade habita no homem interior”. Ele convida todos, inclusive a si mesmo, a ler sua própria vida e trajetória “com serenidade”.

 

2. “Lembre-se de que é único”

“Cada um de nós é, e está no mundo para se sentir amado em nossa singularidade e para amar os outros como ninguém mais pode fazer em nosso lugar”, exorta o Chefe da Igreja Católica, acrescentando que não devemos sentar no banco, esperando para ser chamados. “É através de nossa singularidade que aprendemos a amar”. “Cada pessoa é única aos olhos de Deus”, e lembre-se “estamos no mundo para viver uma história de amor, uma história de amor com Deus, para abraçar a ousadia de escolhas fortes, para nos aventurarmos no maravilhoso risco de amar”, explica o Pontífice.

 

3. “Traga à tona sua beleza”

O Bispo de Roma afirma que “a beleza é uma das formas privilegiadas de alcançar” Deus, que é “inseparavelmente bom, verdadeiro e belo”. Esta beleza não é “de acordo com a moda mundana”, nem “voltada para si mesma”. Ele cita Narciso e Dorian Gray, como exemplos daqueles que procuraram os tipos errados de beleza. “Falo da beleza que nunca se desvanece porque é um reflexo da beleza divina”, explica Francisco.

 

4. “Aprenda a rir de si mesmo”

Em um mundo que nos pressiona constantemente para sermos perfeitos, o Papa Francisco recomenda “de vez em quando se olhar no espelho e rir de si mesmo”! “Isso lhe fará bem”, acrescenta ele.

 

5. “Viva uma inquietude saudável”

O Pontífice adverte contra tornar-se “um Peter Pan que não quer crescer” e permanece trancado em seu quarto. Ele nos encoraja a viver uma inquietação saudável em nossos “desejos e intenções”. “Aquela inquietação que sempre nos impulsiona a mudar, a nunca nos sentirmos como se tivéssemos ‘chegado'”, explica ele.

 

6. “Aprenda a pedir desculpas”

Estamos todos conscientes de que em nossas funções como mães, pais, amigos, filhos, filhas, etc., às vezes falhamos em corresponder às nossas expectativas ou aspirações e às de outros. “Estamos todos ‘em déficit’ na vida”, explica o Pontífice. Entretanto, ele acrescenta que “todos nós precisamos de misericórdia” e de fato nos lembra que “Deus vai sempre diante de você e perdoa você primeiro”.

 

7. “Aprenda a ler sua tristeza”

Em um mundo onde a tristeza é vista como “um mal do qual fugir a qualquer custo”, o Papa Francisco oferece uma visão diferente. Ele vê a tristeza como um “indispensável despertar”. “Às vezes a tristeza funciona como um semáforo, nos dizendo: está vermelha, pare”, explica ele, nos chamando para abraçar esta emoção essencial.

 

8. “Tenha grandes sonhos”

“O Senhor não quer que estreitemos nossos horizontes, Ele não nos quer estacionados, mas correndo em direção a objetivos elevados com alegria e audácia”, exorta o Papa. Além disso, a realização dos sonhos de Deus para nós precisa ocorrer em nossa vida cotidiana, não apenas nos fins de semana ou nas férias, sublinha o Pontífice. Sonhar é como podemos abraçar a beleza da vida, diz ele.

 

9. “Não dê ouvidos aos que vendem ilusões”

O Papa Francisco adverte contra aqueles que “falam de sonhos e vendem ilusões”, pois são “manipuladores da felicidade”.

 

10. “Sejam revolucionários, vão contra a maré”

Em uma sociedade onde a norma é aproveitar o momento e não se preocupar em tomar decisões concretas e definitivas, o Chefe da Igreja Católica nos pede para sermos “revolucionários, para nos rebelarmos contra esta cultura que basicamente acredita que você é incapaz de assumir responsabilidades”. “Tenham a coragem de ser felizes”, ele exorta.

 

11. “Corra riscos, mesmo que você acabe se enganando”

Para sermos felizes, o Pontífice diz que devemos ser ativos em nossas vidas e não observá-la “da varanda” ou ser como “um carro estacionado”. “Não confundir felicidade com sofá”, diz ele, encorajando-nos a assumir riscos e a superar nossos medos para não viver com uma “alma anestesiada”.

 

12. “Caminhe com os outros”

O Papa Francisco sublinha a importância de ter uma comunidade e relações estreitas para nos permitir ser felizes. “Caminhe em comunidade, com amigos, com aqueles que o amam: isto o ajuda a chegar ao seu objetivo”. E se você cair, levante”, afirma ele, dizendo que o importante é não “permanecer caído”.

 

13. “Viver a gratuidade”

O Papa Francisco nos encoraja a aprender de Deus que “dá livremente, ao ponto de até mesmo ajudar aqueles que não são fiéis”. Ele nos exorta a não estarmos constantemente medindo o que damos e recebemos em troca. “Recebemos a vida de graça; não pagamos por ela”. Portanto, todos podemos dar sem esperar nada”, explica o Pontífice.

 

14. “Olhe para além da escuridão”

“Não deixe de procurar a luz no meio da escuridão que tantas vezes carregamos em nossos corações e vemos ao nosso redor”, encoraja Francisco. Ele nos convida a “olhar para cima” a fim de “superar a tentação de permanecer deitados no chão de nossos medos”.

 

15. “Lembre-se de que você está destinado ao melhor”

Finalmente, para a última dica, o Papa Francisco nos lembra novamente que “Deus quer o melhor para nós: ele nos quer felizes”. Deus não nos pede nada, mas simplesmente deixa em nossos corações uma alegria que é “plena e altruísta” e “nunca diluída”.

 

[Livro publicado em novembro de 2022, o Papa Francisco fala sobre como alcançar a felicidade e nos lembra que Deus, como nosso criador, quer o melhor para nossas vidas. O livro está disponível apenas em italiano por enquanto e tem o título “Ti voglio felice. Il centuplo in questa vita” (Pienogiorno). No primeiro capítulo, o Papa oferece 15 “passos em direção à felicidade”.] 

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail