Só nos falta beber...

Crónicas 11 janeiro 2024  •  Tempo de Leitura: 3

Nem sempre fazer o bem ao próximo faz com que sintamos a presença de Deus nas nossas vidas e é por isso que é necessário um combustível extra, um catalizador para o nosso fogo interior e que seja a fonte inesgotável de vida: O Espírito Santo!

 

Todos nós desejamos que a nossa vida seja o melhor possível, justa e serena, uma vida que não seja ameaçada pela morte, mas que possa amadurecer e crescer até à sua plenitude. No fundo somos viajantes que durante a travessia destes desertos da vida, temos sede, não de uma água qualquer mas de uma água que nos sacie verdadeiramente. E Jesus doa-nos esta água viva: o Espírito Santo, que procede do Pai e que Jesus derrama nos nossos corações.

 

«Vim para que tenhais vida e vida em abundância», diz-nos Jesus (Jo 10, 10).

 

Esta foi a promessa de Jesus feita à Samaritana que dará a «água viva», em abundância e para sempre, a todos aqueles que o reconhecerem como o Filho enviado pelo Pai para nos salvar (cf. Jo 4, 5-26). Jesus veio para nos dar esta «água viva» que é o Espírito Santo, para que a nossa vida seja guiada, animada e alimentada por Deus. Reconhecermo-nos como cristãos seria pensar e agir em conformidade com Deus e claro, segundo o Espírito Santo.

 

E nós, pensamos segundo Deus? Agimos em conformidade com Deus? Ou deixamo-nos guiar por muitas outras coisas que não são propriamente Deus?

 

É do conhecimento de todos nós que a água sacia, purifica e é abosolutamente essencial para a vida pois sem ela morreriamos rapidamente. A «água viva», o Espírito Santo, o Dom do Ressuscitado que passa a habitar em nós, purifica-nos, ilumina-nos, renova-nos e transforma-nos porque nos torna partícipes da própria vida de Deus que é Amor. Paulo afirma que a vida do cristão é animada pelo Espírito e pelos seus frutos, que são «caridade, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, temperança» (Gl 5, 22-23).

 

E qual é o dom precioso que o Espírito Santo derrama nos nossos corações? A própria vida de Deus, a vida de filhos verdadeiros, uma relação de intimidade, liberdade e confiança no amor e na misericórdia de Deus, que tem como efeito uma nova forma de os outros, os próximos e os últimos, serem respeitados e amados. O Espírito Santo ensina-nos a ver com os olhos de Cristo, a viver e a compreender a vida como Ele o fez  e exultar como Paulo: já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim (Gal 2, 20)

 

Esta é a razão pela qual a água viva que é o Espírito Santo, sacia a sede que invade a nossa vida, porque nos diz que somos amados por Deus como filhos, que podemos amar Deus como seus filhos e que podemos viver como filhos de Deus, ou seja, como o próprio Jesus.

 

A fonte já sabemos onde está, agora só nos falta beber...

tags: Copi

Copi

Cronista

Rui, para os amigos é Copi. Leigo Missionário da Consolata. Teve o privilégio de ter vivido uma experiência missionária de 3 anos com a esposa, em plena selva amazónica, na fronteira entre a Colômbia e o Peru! Pai de 2 filhos, feliz! Tudo o que escreve nasce da simples e profunda experiência de Deus e sente-se impelido a partilhar o seu testemunho contigo!

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail