O perfume para Todos!

Crónicas 19 outubro 2023  •  Tempo de Leitura: 2

Já vai longe, mas ainda ecoa nas nossas mentes, o dia em que ouvimos o Papa Francisco dizer que a Igreja é para todos, todos, todos! Não foram palavras novas, mas fizeram acender uma nova chama de esperança para os desafios que a Igreja vai continuar a enfrentar. O que Francisco quis dizer é que devemos acolher todos, independentemente da sua condição, aspeto, convicções e orientações. Este movimento é de fora para dentro, quem vem ao nosso encontro, ao encontro de quem já é Igreja e isso é a mais pura Palavra incarnada: ama o próximo como a ti mesmo!

 

Este mandamento do amor é precedido de um outro, que segundo o próprio Jesus é o mais importante: amarás o Senhor teu Deus com toda a tua alma, coração e entendimento. Sem este não é possível o seguinte. Se não amarmos Deus primeiro, não vamos conseguir amar o próximo! E se não amarmos o próximo como é que conseguiremos acolher Todos na Igreja?

 

O movimento aqui é precisamente o oposto, ou seja, de dentro para fora! Nós para acolhermos o próximo, temos de estar impregnados por esse amor a Deus, pois será esse “perfume” que é o mesmo que dizer o testemunho de vida, que fará com que o próximo se sinta acolhido na Igreja. Se por um lado somos desafiados a cheirar a ovelha, ao partir ao encontro do próximo fora dos muros da Igreja, também nós nos devemos perfumar do amor de Deus para que quem nunca o cheirou, o possa apreciar tanto como nós.

 

A Igreja deve receber todos? Eu acredito!

 

Ser Igreja é para todos? Sonho com isso... porque o desafio é muito grande. Jesus escolheu apenas 12 de uma multidão onde “muitos eram chamados, mas poucos foram os escolhidos”. Precisamente porque nem todos têm essa capacidade de amar incondicionalmente que apenas é possível através do encontro pessoal, olhos nos olhos, de tal maneira que digamos como Paulo: já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim!

 

Nesse dia a Igreja será de todos, acolherá todos e todos cheirarão ao perfume do amor de Deus!

tags: Copi

Copi

Cronista

Rui, para os amigos é Copi. Leigo Missionário da Consolata. Teve o privilégio de ter vivido uma experiência missionária de 3 anos com a esposa, em plena selva amazónica, na fronteira entre a Colômbia e o Peru! Pai de 2 filhos, feliz! Tudo o que escreve nasce da simples e profunda experiência de Deus e sente-se impelido a partilhar o seu testemunho contigo!

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail