A porta

Crónicas 4 setembro 2023  •  Tempo de Leitura: 3

Sou um ser orante, mas não sou daqueles que reza muito ou que reza só por rezar. Procuro sempre que a oração faça sentido para mim e por achá-la tão valiosa, para mim é fundamental estabelecer a melhor conexão com Jesus, para que a oração seja sempre um diálogo e não um monólogo.

 

Um dia destes fui invadido por uma vontade quase inexplicável de rezar. Quase, porque eu sei muito bem qual foi a razão. A novidade foi que isto me aconteceu durante a jornada laboral. Na azáfama do dia a dia, com as ruas e passeios cheios de pessoas, achei que a melhor opção seria a de ir à igreja mais perto para “minimizar” as distrações e fazer a melhor oração.

 

Porta fechada...

 

Claro que a minha primeira tentação foi ir-me embora, mas não fui! Fiquei apenas fixado na porta, a única barreira que me separava de estar com Jesus. O desânimo rapidamente passou e decidi sentar-me, pois se calhar, mesmo com a porta fechada, Ele conseguiria ouvir-me e eu a Ele. Rezei na mesma ao som das gaivotas que voavam no céu azul. Entre olhos fechados e abertos, passaram pessoas, observavam o estranho que era alguém estar sentado à porta da igreja. O meu pensamento voou para como Jesus nos sugere que façamos uma oração:

 

“Tu, porém, quando orares, vai para teu quarto e, após teres fechado a porta, orarás a teu Pai, que está em segredo; e o teu Pai, que vê em segredo, te recompensará plenamente.” Mt 6,6

 

Fecha a porta...

 

Ups, pensei! Então se Jesus me pede para rezar em segredo, com a porta fechada, venho eu para aqui para a porta da igreja! Levantei-me imediatamente e comecei a caminhar e a pensar o que significa rezar em segredo. Ninguém sabia que eu estava a rezar ainda que estivesse a caminhar pelo meio da multidão. Fechar a porta para mim tem a ver com a conexão, sem distrações, sem barulho... certamente que não rezei bem, não rezei sequer, embora fosse repetindo algumas orações: faltava a conexão, o silêncio...

 

Só então percebi que a porta tem aqui um papel essencial no que toca à nossa oração, à nossa fé, à nossa vida!

 

Ser porta! Isso mesmo... ser porta!

 

Nós temos que ser a porta que se fecha para impedir que, o que de mau tem o mundo nos invada o coração e também para impedir que se ouça o barulho quando nos queremos conectar verdadeiramente com Deus. Temos que ser a porta que abre ao irmão para o acolher com um abraço, a porta que convida a entrar na nossa casa, na nossa vida! Ser porta é o maior desafio do cristão!

 

“Eu sou a porta. Quem entra por mim será salvo.” Jo 10, 6

 

Se fores porta, serás como Jesus! Haverá felicidade maior do que sermos imitadores de Jesus?

 

Se fores porta...

tags: Copi

Copi

Cronista

Rui, para os amigos é Copi. Leigo Missionário da Consolata. Teve o privilégio de ter vivido uma experiência missionária de 3 anos com a esposa, em plena selva amazónica, na fronteira entre a Colômbia e o Peru! Pai de 2 filhos, feliz! Tudo o que escreve nasce da simples e profunda experiência de Deus e sente-se impelido a partilhar o seu testemunho contigo!

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail