Sabes o que me custa?

Crónicas 18 março 2023  •  Tempo de Leitura: 2

Já te fizeram esta pergunta? Na verdade, a maior parte das vezes em que ouvimos esta pergunta é no sentido retórico. Geralmente quer expressar um sentimento de injustiça perante alguma coisa.

 

Sabes o que me custa... ter dado.

Sabes o que me custa… ter confiado.

Sabes o que me custa… ter acreditado.

Sabes o que me custa… ter de ouvir

Sabes o que me custa… pôr-te de castigo

Sabes o que me custa… trabalhar

Sabes o que me custa… ?

 

São expressões muito comuns e que, na maioria das vezes, nada têm a ver com o valor material das coisas, mas com o incomensurável valor do que sentimos.

 

Custa muito sentir que merecíamos um retorno que não existe.

Custa muito fazer algo que não queremos mas, temos de fazer por um bem maior.

Custa muito dar esmola.

Custa muito jejuar.

Custa muito lutar contra pensamentos de raiva e desconforto em relação a pessoas com quem temos de lidar diariamente

Custa muito…

 

Mas se te custa é porque tem valor!

 

E se tem valor merece ser olhado como algo precioso. Mesmo que os outros não reconheçam o valor do teu sacrifício, tu deves sempre valorizar o que te custa. Não o deves apregoar, sob pena de acharem que estás a precisar de consolo (mesmo que estejas), mas deves reconhecer que se te custa é porque também o tens para dar. Sabes, “ninguém dá o que não tem”, pelo que se tens é natural que te custe a dar. Outros porém, pouco ou nada dão, por isso pouco ou nada lhes custa.

 

E tu amiga, o que te custa?

Raquel Rodrigues

Cronista "Cartas a uma amiga"

Raquel Rodrigues nasceu no último ano da década 70 do século passado. Cresceu em graça e em alguma sabedoria, sendo licenciada em Gestão, frequenta o mestrado em Santidade: está no bom caminho!

Aproveita cada oportunidade para refletir sobre os sentimentos que as relações humanas despertam e que, talvez, sejam comuns a muitas pessoas. A sua escrita é fruto da vontade de partilhar os seus estados de alma com a “amiga” que pode bem ser qualquer pessoa que leia com disposição cada uma das suas cartas.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail