Parábolas de Embalar: «O fermento»

Crónicas 28 maio 2022  •  Tempo de Leitura: 3

 Nota introdutória

 

No tempo de Jesus…não havia padarias. O pão era um alimento que as mulheres faziam nas suas casas. Para o fazerem usavam farinha e fermento.

 

Junto ao mar num barco atracado… Jesus conta-nos esta parábola.

Na praia uma multidão escutava-o avidamente. Tudo à volta parecia sem sentido e as palavras de Jesus eram vida nova…que ecoavam mesmo no meio da confusão, do cansaço, e das contrariedades.

 

No meio do barulho que exteriorizava a inquietude, a pequenez e fragilidade humana surgem como que num microfone potente as palavras de Jesus. São as que os homens querem e precisam de escutar…e são estas que imperam! O barulho, os ruídos ensurdecedores inclinam-se perante a voz Jesus.

 

Só escutam estas palavras quem abre os ouvidos, a alma e o coração...quem consegue fazer silêncio no meio do burburinho, dos gritos sem sentido, das palavras feias que os homens são capazes de pronunciar para alimentarem o seu orgulho, vaidade, inseguranças e sede de poder

 

Nesta história vamos sentir que o invisível é o que permite crescer e chegar ao céu. O fermento que não se vê no meio da farinha é o que faz crescer a massa que as mulheres preparam para cozer o pão, o alimento!

 

Escutemos a parábola do fermento  

  

 

 

Desafio para as famílias:

 

Na manhã seguinte a esta parábola podemos fazer um bolo todos juntos…em família. Sintamos o fermento a entrar na massa e lembremo-nos da história de Jesus que ouvimos na noite anterior.

 

O fermento pode ser comparado ao Espírito Santo…quando o deixamos habitar em nós…ainda que seja invisível para alguns…o seu efeito será notado…a sua presença fará crescer aquilo que Jesus é ….o AMOR!

 

No momento em que a massa está a ser levedada …cada uma das suas partículas está a ser mudada para que cresça. Como amigos de Jesus e para nosso bem…temos de deixar o reino de Deus entrar e permanecer em toda a nossa vida.

Escrevamos a receita do bolo das parábolas de embalar e deixemo-la exposta na nossa cozinha para que não nos esqueçamos da história do fermento.

A receita;

• 2 Chávenas de abraços

• 2 Chávenas de palavras bonitas

• 1 Chávena de compromisso com a verdade

• 1 colher de sopa cheia de AMOR

• 1 chávena de presença

• 3 ovos de coragem

Mistura-se tudo…o fermento fará crescer a massa… vai ao forno da oração.

Pode ser servido sempre…é um doce saudável. Convidemos todos os que encontrarmos a prová-lo para que sintam o seu sabor doce…inigualável !

Um abraço e sê sempre amigo de Jesus!  

 

Parábolas de Embalar

Parábolas de embalar

"Parábolas de embalar" surgiu da necessidade de recontar as parábolas numa linguagem inteligível para um grupo de catequese… "Embalar" surge do sonho de tornar as histórias de Jesus um mometo de família, oração, antes de adormecer.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail