És o que sonhaste ser?

Crónicas 18 março 2022  •  Tempo de Leitura: 2

Nem sempre a vida nos dá aquilo que lhe pedimos. Por mais que reclamemos, ainda que seja justo, isso não nos garante que o alcancemos. Sonhamos com aquilo que depende de outras vontades que não a nossa, o que é meio caminho andado para não o conseguirmos.

 

Nem sempre lutamos com todo o nosso ser por aquilo que queremos. Muitos são os que apostam tudo nos outros e pouco em si, por presunção ou preguiça. Sempre que não fazemos tudo o que depende apenas de nós para conquistar algo, o resultado nunca é bom, pois ainda que o retorno seja o que desejamos, mais nos ficará a sensação de que nunca o teríamos alcançado por nós mesmos…

 

Nem sempre sonhar é bom. Quem passa o tempo a sonhar de olhos fechados perde as oportunidades que lhe passam à frente. Não se cansam de sonhar e assim desperdiçam a vida a dormir. Importa enfrentar a realidade e ganhar-lhe o que julgamos ser nosso nela. Outros sonham com o impossível, apenas como forma de se esquecerem do possível que é sua obrigação.

 

Nem sempre é bom que nos aconteça o que desejamos. Importa assumir com humildade que nem sempre somos bons, nem mesmo para nós mesmos. Sonhamos tantas vezes com aquilo que, parecendo muito bom, acaba por se revelar uma sombra escura e fria capaz de, mais do que nos desiludir, nos arruinar. O mal que, em alguns momentos, julgamos ser justo que recaia sobre os outros, é o mesmo mal que também eles podem querer para nós… Bastaria pouco mais do que dar a todos aquilo que pedem para que o mundo acabasse… com alguma justiça!

 

Aceita-te tal como és. Respeita-te. Dá paz a ti mesmo. Talvez não sejas quem sonhaste, mas isso nada diz do teu verdadeiro valor. É bem possível que sejas muito melhor do que aquilo que julgas.

Artigos de opinião publicados no site da Agência Ecclesia e Rádio Renascença.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail