Já passou mais um Natal?

Crónicas 28 dezembro 2021  •  Tempo de Leitura: 2

Sim. O natal comercial, já! Foi bem mais curto. Com o adiamento da possibilidade de trocar as prendas e da ida aos saldos para dia 10 de janeiro, então é que esse natal se apagou… Já se prepara a Passagem de Ano!

 

O Natal cristão, não! Mesmo na situação concreta que vivemos, ainda de pandemia. No passado dia 22, numa audiência aos participantes e organizadores do Christmas Contest, o Papa Francisco disse:

 

«A festa do nascimento de Cristo não é dissonante em relação à provação que vivemos, porque é por excelência a festa da compaixão, a festa da ternura. A sua beleza é humilde e cheia de calor humano.

 

A beleza do Natal transparece na partilha de pequenos gestos de amor concreto. Não é alienante, não é superficial, não é evasivo; pelo contrário, alarga o coração, abre-o à gratuidade – gratuidade, palavra que os artistas bem entendem -, ao dom de si, podendo também gerar dinâmicas culturais, sociais e educativas».

 

São estes os elementos que devem-nos levar a pensar que, em qualquer condição, será sempre Natal para amar e ser amado, partilhar alegrias e dificuldades com os outros, manter os olhos abertos para o mundo, criar e estreitar laços, evitando dobrar-nos sobre nós mesmos.

 

Este domingo faleceu o conhecido Arcebispo Anglicano Desmond Tutu. O amor deste homem que transformou a vida de políticos e de padres, de moradores de township (pequenas vilas) a líderes mundiais, estava radicado neste acontecimento gerador que foi o nascimento de Jesus. Foi símbolo da resistência ao apartheid; ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1984 pela luta não violenta contra o racismo; foi um profeta e sacerdote; um homem de palavra e ação; uma pessoa que encarnou a esperança e a alegria; foi um homem de extraordinária coragem pessoal e audácia… Foi discípulo de Jesus encarnado e esta foi a raiz de tudo o que disse, fez e viveu em toda a sua vida.

 

Que sejam estes alguns dos nossos propósitos para este Tempo de Natal e para o Novo Ano. Assim sendo, poderemos dizer  como Ary dos Santos:

 

Natal é em Dezembro
Mas em Maio pode ser
Natal é em Setembro
É quando um homem quiser.

 

Continuação de Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail