Somos peritos em humanidade? Qual a Missão da Igreja?

Crónicas 28 setembro 2021  •  Tempo de Leitura: 4

Qual é a utilidade da Igreja Católica no mundo de hoje?

 

Aquela ideia ou perceção da sociedade cristã ou cristianizada já se diluiu naquilo a que chamamos de secularização. Tantas vezes temos a sensação que a "vida corre" sem necessidade de Deus… 

 

Quem estudou a História do Cristianismo, sabe que com a conversão do império romano a partir de Constantino, a Igreja "aburguesou-se". Pelo menos, uma parte dos cristãos pensou que "estava tudo feito". Esta ideia, voltou várias vezes ao longo da história. Quem viveu o tempo do salazarismo, pensou o mesmo: "A Igreja está na vanguarda do desenvolvimento civil, politico, filosófico e cientifico".

 

O problema é que vivemos numo mundo cada vez mais relutante à fé….

 

Esta minha reflexão vem a propósito das últimas eleições… Voltando à história do cristianismo…

 

O Concílio de Trento, realizado com o surgimento da Reforma Protestante, onde o poder político se entrelaçava com o poder eclesiástico, acabou por colocar o mundo e a Igreja em dois caminhos progressivamente divergentes. O Concílio Vaticano II tentou remendar, aproximar estes dois, mas… Tarde demais. Atualmente, parece-nos que a Igreja corre atrás do prejuízo… 

 

E quando digo Igreja, estou a dizer, todo e qualquer cristão na sua singularidade. Não me refiro apenas à igreja hierárquica, nos seus bispos, padres e demais consagrados.

 

Neste tempo, ou nestes tempos, qual é a missão da Igreja? 

 

Creio que não é a defesa do próprio aparelho eclesial; não é a defesa da sua história, com os seus momentos deslumbrantes e as suas sombras densas; não é a promoção direta ou indireta de partidos políticos; não é a aliança com os poderes deste mundo.

 

Antes demais, qualquer cristão é responsável pela consciência da nossa finitude. E é responsável por advertir todo e qualquer ser humano desta realidade! Deve cultivar a consciência da finitude, do limite, do outro, da interdependência… A tentação da omnipotência humana está-se a desenvolver ao mesmo tempo que a evolução do conhecimento científico e tecnológico. E não creio que a pandemia tenha mudado esta perceção.

 

É a tentação do Homem Deus.

 

Cultivar o sentido dos limites significa o acompanhamento vigilante e crítico de toda aventura humana que a experiência do desenvolvimento técnico-científico está a gerar. E que nestes últimos tempos vai muito além das fronteiras humanas vividas até ao século XX.

 

Precisamos de católicos, ou, permitam-me, de cristãos cada vez pais ativos nas suas comunidades - sejam elas de vivência da fé ou do mundo do trabalho; sejam elas de vida em sociedade ou de envolvimento político - na consciencialização que "o mundo são três dias". Passa tudo muito rápido. Somos um sopro…

 

Como escreveu o Papa João XXIII, precisamos de cristãos que vivam uma Igreja como Mãe e Mestra de Humanidade. Humanidade concreta e real. Finita.

 

Resta saber se os cristãos, os seus padres, as suas paróquias, os seus bispos estão cientes desta missão…

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail