Acendamos luzes… Criemos pontes…

Crónicas 28 setembro 2021  •  Tempo de Leitura: 2

Estamos de regresso à nossa vida "normal". Normal?  Sim. Este estado de coisas já nos é normal. Se não conseguimos habitar este tempo, teremos que mudar alguma coisa na nossa vida…

 

As férias ajudaram-me a pensar esta normalidade. Sem dúvida que não é o que desejo ou o que desejamos. No entanto, é o que nos é possível. Aliás, a vida adulta ensina-nos a perceber que a vida não é o que queremos, mas sim o que conseguimos e o que trabalhamos para ser.

 

Estes pensamentos povoam-me a reflexão neste inicio de ano letivo. Hoje, para milhares de crianças e adolescentes, inicia o ano escolar. Qual é o fator de maior stress ou preocupação? As regras que lutam contra a pandemia da Covid-19. Nada mudou face ao ano escolar anterior. Parece que tudo continua igual… Habita-nos a esperança que ao longo do ano letivo estas se amenizem… 

 

O caminho que temos de percorrer é o de adquirir a sabedoria que faz a vida "abraçar" toda a sua realidade, mesmo quando esta é difícil e complexa.  Esta atitude é necessária para não buscar caminhos de fuga ou atalhos que anestesiem o cansaço e as tensões.

 

Podemos ajudar-nos a suportar juntos o desconforto que sentimos, sem nos iludir que tudo já acabou ou que vai acabar brevemente… Sem dramatizar… Estamos num momento difícil, mas não é contornando-o que o iremos superar.

 

Viver esta complexidade e aprender a carregar as agruras que a vida nos reserva, aquelas que nunca teríamos procurado ou desejado, é uma arte que tem que ser aprendida…

 

O compromisso de viver a história como pessoas responsáveis, chamadas a construir e animar a nossa casa comum a partir da realidade, é a nossa vocação de crentes que escolhem como o Mestre, o caminho real da Encarnação.

 

Temos que continuar o trabalho que é criar uma rede de proximidade! Não apenas na escola, mas em toda a sociedade. Saber o que o outro precisa e como o posso ajudar, é a solução para uma sociedade mais fraterna, mais irmanada na realidade que é a nossa.

 

Está mais que provado que viajamos no mesmo barco. Precisamos uns dos outros. Sejamos, então, solidários!

 

Acendamos luzes… Criemos pontes…

 

Bom ano para todos.

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail