Dá o exemplo, em vez de dares conselhos

Crónicas 5 março 2021  •  Tempo de Leitura: 1

Nunca sabemos em quantas vidas a nossa toca. Há pessoas que nos marcam sem se aperceberem, assim como também haverá muita gente para quem somos importantes sem que o saibamos.

 

Dar o exemplo talvez seja a única forma de influenciar a vida dos outros. Um bom conselho pode explicar e entusiasmar, mas só o exemplo nos faz passar à ação com eficácia.

 

As regras que impomos à nossa vida derivam dos sucessos e dos (muitos) fracassos do nosso passado, não de teorias que ainda ninguém experimentou, por melhores que possam parecer.

 

Desconfia sempre dos sermões de quem não os segue.

 

Se são só palavras o que tens para dar, então que sejam breves e apenas para relatar as tuas decisões erradas e a quantas desgraças elas te levaram. Mas, nem penses em exigir a alguém que faça como dizes, porque todos, tal como tu, têm o direito de seguir um caminho errado.

 

Só se acredita naquilo que se pratica. Devemos ser capazes de dar bons exemplos, ao mesmo tempo que resistimos à tentação dos maus.

 

Não dês conselhos, menos ainda a quem não tos pediu, e mesmo quem tos pede… talvez já tenha decido o que vai fazer, procurando apenas quem o elogie.

 

Diz a verdade, por mais desagradável que seja, mais ainda a quem confia em ti . Mas faz da tua vida uma lição que dê testemunho vivo do teu amor.

 

Procura os conselhos de quem te diz a verdade e está disposto a ajudar-te no que precisares.

Artigos de opinião publicados no site da Agência Ecclesia e Rádio Renascença.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail