Peço desculpa…

Crónicas 21 janeiro 2020  •  Tempo de Leitura: 2

Peço desculpa…

 

Sim. É verdade. Deve ser esta a atitude na semana de oração pela unidade dos cristãos…

 

Mais uma semana de unidade! Mais uma semana onde procuramos encontrar algo que nos una. Isto é horroroso… Quem nos observa de longe, pensa: "Como é que alguém que acredita em Deus Encarnado - Deus que veio para ser solidário com a realidade humana - está tão dividido quando Ele quis a união entre a realidade divina e a humana?"

 

Este ano, foram as comunidades de Malta e de Gozo, que fizeram a proposta de reflexão: «(Trataram-nos com gentileza.» At 28,2.). Esta citação refere-se ao naufrágio de Paulo, que estava a caminho de Roma para ser julgado. Sentiu-se acolhido, independentemente do que estava a ser sujeito e da fé de quem o acolhia.

 

E nós? Somos os primeiros a julgar os outros. E fazemos sem saber a história dos nossos conterrâneos. Somos rápidos em julgar os outros! Somos rápidos em "sentenciar" aqueles que julgamos errados. Mas será que avaliamos os nossos comportamentos? Será que confrontamos as nossas avaliações com o mandamento que Jesus nos deixou: «Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo?».

 

Nesta semana de oração pela unidade dos cristãos, peço a Deus que me ajude na união com todo o ser humano que defende a vida, independentemente se a defende segundo a minha perspetiva ou não… Pedimos, rezamos pela unidade e esquecemos que essa deve começar entre aqueles que vivem e rezam com o mesmo objetivo: a defesa da vida. 

 

Quando todos nos encontrarmos acolhidos com gentileza, poderemos exigir uma união verdadeira e total.

 

Que a nossa oração nesta semana, passe do movimento dos lábios aos gestos concretos de aceitação e compreensão da diferença!

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail