A leitura que a Igreja propõe neste domingo é Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,21-27, que corresponde ao 22° Domingo do Tempo Comum, ciclo A do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.
1. O Evangelho deste Domingo XXII do Tempo Comum (Mateus 16,21-28) forma uma unidade de alto-a-baixo com o Evangelho do Domingo passado (XXI), em que escutámos a passagem imediatamente anterior (Mateus 16,13-20), que terminava com Jesus a ordenar aos seus discípulos que não dissessem a ninguém
A liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir a “loucura da cruz”: o acesso a essa vida verdadeira e plena que Deus nos quer oferecer passa pelo caminho do amor e do dom da vida (cruz).
“Onde existe o amor realizam-se coisas grandes”. São Gregório Magno, que na sua passagem pela Cátedra de Pedro deixou grandes marcas na história da Igreja, como por exemplo, a instituição da observância do celibato, a introdução do Pai-Nosso na Missa e o canto gregoriano.
Acolher implicava escutar o outro em profundidade. É isso que está em jogo num genuíno encontro
Um avião estava prestes a cair com 5 passageiros à bordo e apenas 4 paraquedas.
«Aquele que salva uma vida, salva o mundo inteiro» - Schindler's List
"Ninguém nasce bom. Sermos bons é o resultado de uma luta constante, onde ao inimigo basta um desequilíbrio para que aquilo que levou anos a construir se destrua numa só noite."
Mensagem conjunta do Papa Francisco e do Patriarca ecuménico Bartolomeu para o Dia Mundial de Oração pela Criação: pedem «consenso global» para mudanças climáticas