Uma pergunta recorrente nas meditações do Papa Francisco, durante as missas celebradas em Santa Marta, é o convite a um exame de consciência: «Como vai a minha relação com o Espírito Santo?». Também na homilia de 16 de novembro o Pontífice voltou a propor esta interrogação com uma particular
Num jogo de equilíbrios, os que se amam fortalecem-se através do que têm de comum e fortalecem-se, da mesma forma, no que têm de diferente, mas complementar. No demais, perdoam-se.
Há muitas coisas na vida que me fazem sentir verdadeiramente amado. De palavras a atos existem imensas coisas que me fazem sentir vivo, mas este Deus fugindo, como sempre, à normalidade atua de forma diferente.
Ao olhares para o firmamento descobres pequenos pontos luminosos a que chamam estrelas. Brilham. E olham para ti.
Francisco aconselha os fiéis a evitar repetir orações "como papagaios".
Era uma vez um pescador que vivia numa aldeia onde todas as casas eram de madeira e acomodavam-se em cima de estacas junto a uma baía. A pequena povoação estava rodeada de coqueiros e palmeiras que se debruçavam e espreguiçavam sobre o areal e todas as famílias dedicavam-se à pesca.
Falta-me o que nunca tive e tenho saudades do que nunca foi meu. Trago tesouros poisados dentro do peito mas não consigo pousar em lugar algum. A minha cabeça desenha castelos e árvores gordas mas o meu coração não tem casa nem sombra para sossegar.
O ano litúrgico começa, anualmente, no primeiro domingo do Advento, pelo que sugerimos este Calendário, como um instrumento oportuno na caminhada dos mais pequenos para a celebração do nascimento de Jesus.
Neste dia 15 de novembro, celebra-se Santo Alberto Magno, Doutor da Igreja e padroeiro dos estudantes de ciências naturais. Era considerado um grande especialista, mas a sua memória prodigiosa e seu notável espírito científico se devem a um acordo com a Virgem Maria.