Neste domingo irá iniciar-se o advento. Vai chegar o tempo da espera. O tempo que nos levará ao encontro de nós mesmos e com Deus. Vai chegar o tempo em que seremos levados ao nosso íntimo pela força das iluminações, pela alegria do espírito e pela humanidade que se agiganta nesta altura do ano.
A capacidade de doação no ser humano é inesgotável! Nasce em nós e connosco esta fonte e fome de ser e de entregar o melhor que somos e temos, pois só assim a vida encontra um sentido.
A 30 de novembro é celebrada a festa de Santo André Apóstolo, irmão de Pedro e patrono da Igreja Ortodoxa. As passagens dos Evangelhos que mostram como André aproximou algumas pessoas de Jesus lhe renderam o título de “ponte do Salvador”.
Migalhas de amor. Prenda de Natal dos benfeitores portugueses para os cristãos iraquianos.
Há muito tempo que ansiava por este momento da minha vinda ao país. Muitos de vós viestes de longe e de áreas montanhosas remotas, e não poucos mesmo a pé. Eu vim como peregrino para vos ouvir e aprender de vós, e para vos oferecer algumas palavras de esperança e consolação.
Não conseguimos ser felizes pelos outros. É uma verdade pequenina. Que se entala entre muitas outras verdades maiores e com mais impacto na vida de cada um. No entanto, não deixa de ser uma verdade importante.
Ao viajarmos pela vida deste homem da Igreja, podemos compreender também o caminho efetuado pela Igreja da América Latina. Percebemos que este Arcebispo viveu num país profundamente desigual durante demasiadas décadas, em que as assimetrias entre os que tinham tudo e os cruelmente pobres eram quase
Por vezes é necessário fazer uma pausa na leccionação do Programa da disciplina para podermos trabalhar aspectos mais urgentes, tal como o comportamento da turma. E foi isso o que me aconteceu.
Fiquei muito tempo a olhar para a montanha que tinha aparecido à minha frente. A olhar para o seu tamanho, os seus declives, a achar que não seria capaz, a achar que não era justo e que era demasiado difícil subi-la naquele momento. Por isso contornei-a durante muito tempo, andei às voltas a pensar