A Alegria. “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”. A criação exulta de alegria com a vinda de Jesus. Ele está connosco. Viver na Sua presença constante é fonte de uma alegria imensa. O cristão é radicalmente alegre e transmite essa alegria.
O cristão é chamado a aceitar «a humilhação da cruz», como Jesus que «foi capaz de conservar o rebento, o crescimento e o Espírito».
Os computadores não precisam de ser consolados, nós sim, e ganhamos em falar disso
O papa considera que «o tema da interioridade do coração, da consciência e conhecimento de si» volta a ser proposto «significativamente» na atualidade, «muitas vezes caracterizada pela aparência, superficialidade, pela cisão entre coração e mente, interioridade e exterioridade, consciência
Perseguição, medo, pobreza… São muitas as dificuldades por que passam os cristãos no Bangladesh… A diocese de Sylhet é o retrato do país. Aí, os cristãos são uma minoria e confundem-se com os mais pobres dos pobres. E o Bispo é um deles…
Era funcionário do Império e governava o norte da Itália quando os fiéis da diocese de Milão, inspirados por Deus, o aclamaram seu bispo. Àquela altura, Ambrósio era apenas catecúmeno e ainda não havia recebido o baptismo.
Neste início de advento dei por mim a refletir sobre a correria típica do Natal, quase imposta… É caso para dizer sabai-sabai. Votos de um Natal descontraído.
Lembro-me dos amigos que se contam pelos dedos de uma mão e pergunto-me por onde andarão todos os outros com quem troquei promessas de futuro e de para-sempres. Lembro-me do que ficou por dizer e parece-me oportuno devolver perdão em vez de sobrolhos franzidos e raivas de estimação.
Livro da semana: «História do ratinho Jorge e do Papa que se tornou seu amigo – Um conto de Natal»