Este livro revela-nos uma vez mais, a notável capacidade de clareza, simplicidade, sentido de humor, de grande sabedoria e profundidade com que o autor retrata alguns dos problemas atuais da sociedade contemporânea, ao mesmo tempo que nos contempla, em casos concretos, com a sua experiência de vida
A sede de Deus e a capacidade de a reconhecer estiveram no centro da segunda meditação de hoje do P. José Tolentino Mendonça, pregador dos Exercícios Espirituais para o papa e a Cúria Romana que decorre até sexta-feira em Ariccia, próximo do Vaticano.
A ideia chave é esta: para o crente, este tempo que nos prepara para a Páscoa, mais do que uma imposição é um desejo.
A segunda meditação proposta pelo P. José Tolentino Mendonça para os exercícios espirituais da Quaresma do papa Francisco e da Cúria Romana, apresentada na manhã de hoje em Ariccio, próximo do Vaticano, centrou-se no tema “A ciência da sede”.
Quase um ano após o Papa Francisco canonizar os pastorinhos de Fátima Francisco e Jacinta Marto, no marco do centenário das aparições na Cova de Iria em 13 de maio de 2017, a Igreja celebra pela primeira vez essas duas crianças como santos neste dia 20 de fevereiro.
Era uma vez uma rapariga que vivia numa aldeia no meio da floresta. Como todas as outras casas, a sua casa era feita de palha e troncos de madeira e as pessoas cultivavam a terra e cuidavam de alguns animais domésticos para garantir a sua subsistência.
Reconheçamo-nos chamados porque é Deus que toma a iniciativa de vir ao nosso encontro. «Por muito grande que seja o nosso desejo, ainda maior é o desejo de Deus.» E quando Jesus diz à mulher a verdade da sua vida, «isso não a humilha nem a paralisa.
Quantas são as vezes em que seguimos cansados, tão cansados? Está escrito: “Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação” (Gn 2, 3). Precisamos de saber parar.
Antes de rezar o Angelus, Francisco frisou que "somente Deus pode nos dar a verdadeira felicidade: é inútil perder tempo procurando-a em outros lugares, em riquezas, prazeres, poder ou carreira".