«As coisas estão unidas por laços indivisíveis: não se pode colher uma flor sem perturbar uma estrela.»
Na oração mariana deste domingo, o Papa Francisco repetiu as palavras de Jesus no templo: Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!
Ser missionário é dar-se em cada dia, a cada pessoa, a cada aula de catequese, a cada visita. Cada vez que dizemos sim aos irmãos, dizemos sim a Deus confiando-lhe a nossa vida.
O Papa Francisco publicou a 3 de março de 2018, um decreto que determina a inscrição da Memória da “Bem-aventurada Virgem, Mãe da Igreja” no Calendário Romano Geral, a ser comemorada na segunda-feira depois da celebração de Pentecostes.
Hoje, o nosso busto ergue-se com um consumismo desmedido… Que o maior consumo diário, de cada um de nós, seja o Amor e a Esperança que nos desperta para a missão de Ser Templo Sagrado!
No programa de «preparação» para a Noite Pascal Batismal, início e meta da vida cristã, o Domingo III da Quaresma está marcado pelos primeiros «escrutínios» para os catecúmenos: primeira «chamada» para a liberdade.
A liturgia do 3º Domingo da Quaresma dá-nos conta da eterna preocupação de Deus em conduzir os homens ao encontro da vida nova. Nesse sentido, a Palavra de Deus que nos é proposta apresenta sugestões diversas de conversão e de renovação.
“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. Nesta frase de Vinícius de Moraes “encontro” o fio condutor para esta “procura” que vos ofereço.
O tempo quaresmal está fortemente associado à entrada dos catecúmenos na Igreja. Nos primeiros séculos os adultos que desejavam ingressar na comunidade dos seguidores de Jesus recebiam dos mais velhos os ensinamentos.