"Sem amor, a Igreja não vai para frente, a Igreja não respira. Sem o amor, não cresce, transforma-se numa instituição vazia, de aparências, de gestos sem fecundidade", disse Francisco.
A sociedade atual tem uma perspetiva tão errada do que são os valores que se julga capaz de os determinar por via de leis.
Temos muito medo de sair a perder na vida. Temos muito medo de perder a vida. Temos pavor de a perder enquanto vivemos, distraídos pela azáfama diária ou pelas eternas ilusões. Temos receio de nos perdermos em encontros e desencontros.
«Há algo pior do que ter uma alma má e até mesmo fazer-se uma alma má: é ter uma alma bela e feita. Há algo pior do que ter uma alma perversa: é ter uma alma de todos os dias.» Assim escreveu o poeta católico francês Charles Péguy (1873-1914).
O Papa Francisco rezou um Pai-Nosso com os fiéis na Praça São Pedro em vista do encontro entre os dois líderes coreanos na próxima sexta-feira.
Na Síria, no Vale dos Cristãos, sobreviver é um tormento
«Devemos ser leitores puros que leem para ler, que sabem ler e leem simplesmente. Homens que lêem uma obra só para a ver e compreender, só para a ler e acolhê-la, para alimentar-se e nutrir-se, como de um alimento precioso para crescer, para adquirir valor, interiormente, organicamente.»
O Pontífice celebra a missa na capela da Casa Santa Marta e recorda que os filhos de Deus são homens livres, capazes de "discernir os sinais dos tempos".
Há qualquer coisa dentro de nós que se assemelha a um porto. Um desses cais que abrem braços para acolher os barcos que os outros são. Há, em nós, um desejo que rima com maré cheia e que nos faz querer guardar e amar todos os que decidam aproximar-se das nossas águas.