Há figuras bíblicas incontornáveis na história de Israel. De entre elas podemos destacar o primeiro Patriarca e o primeiro Rei que uniu as doze tribos e converteu um povo dividido numa nação. Falamos de Moisés e David, respetivamente. Embora separados por cerca de trezentos anos de história,
"Mais que muitos romances, estudos e ensaios, ele revela o mistério do povo russo naquilo que há de mais secreto: suas crenças e sua fé"
"A oração mafiosa é: 'Você me paga'. A oração cristã é: 'Senhor, dê-lhe a sua bênção e ensine-me a amá-lo'. Pensemos num inimigo: todos temos um. Pensemos nele. Rezemos por ele. Peçamos ao Senhor a graça de amá-lo", disse o Papa na homilia.
Falta-nos imenso. Falta-nos o mundo inteiro. Falta-nos sempre tanto mesmo quando não nos falta nada. Somos reféns de uma inquietação por justificar. Queremos que nos aconteçam episódios emocionantes mas, quando acontecem, não sabemos beber (com entusiasmo) a alegria e a emoção de cada coisa.
Sílvia Alves dá-nos a conhecer uma criança que descobre um universo de possibilidades através do conhecimento das palavras que compõem as histórias com que os seus pais lhe contam na hora de adormecer…
A esperança perdeu presença no espaço público e no pensamento contemporâneo
Na missa na Casa Santa Marta, o Papa recorda a sedução do escândalo e o poder destrutivo da comunicação caluniosa. Basta pensar na perseguição dos judeus no século passado. Um horror que acontece também hoje.
Hoje o saber flui por todo o lado, seja na blogosfera, nas redes sociais, na internet e mistura-se com a vida quotidiana. Já não podemos dizer que é só na escola que se aprende.
As empresas e todas as organizações serão lugares de vida boa e plena desde que deixem viver virtudes não económicas ao lado das económicas-empresariais.