Se o teu caminho não for claro, quem é que te ajuda a ver? Se fores para fora de pé, quem é que te salva? Se o chão se abrir, quem é que te ensina a voar?
Mike Beaumont propõe-nos com este guia prático uma ferramenta que auxilie o leitor a descobrir e a compreender, através de uma visão contextualizada, a história da Bíblia, dando destaque aos mais importantes temas bíblicos e respetivos protagonistas na história da salvação.
Devo este título e alguma inspiração para esta crónica a J. M. Rodríguez Olaizola, no seu livro Bailar con la Soledad, já aqui citado na semana passada. Quais são as três feridas?
Esta afirmação advém do facto de todo o batizado ser santo e missionário. Todo o cristão é chamado à santidade, e já santo por causa da redenção operada por Jesus Cristo na cruz. Mas é algo que alcançará plenamente nesse encontro último com Deus. Até lá, pela Graça obtida no batismo, é missionário.
«Falamos muitas vezes do conteúdo da Escritura e pensamos que ela constitui a mensagem. Não é verdade. O conteúdo é cada pessoa que lê a Bíblia. A mensagem não são as palavras, são os efeitos em nós.»
Ao viver rodeado de uma cultura tão diferente da nossa originária, temos no meu entender que fazer um esforço para perceber o porquê de certas atitudes antes de julgar. Nem sempre é fácil. Vai um bocadinho contra a natureza humana.
Há muita coisa que não nos dizem sobre o amor, sobre a vida e sobre os sonhos. Não sei se para não nos assustar, se para nos poupar ou se para não nos fazer sofrer. Os sonhos valem a pena mas precisamos de ser crianças sempre.
““Somos membros uns dos outros” (Ef 4,25). Das ‘community’ às comunidades” é o tema escolhido pelo Papa, com o objetivo de propor uma “reflexão sobre a atualidade e a natureza das relações na Internet”.
1. A lição do Livro dos Números deste Domingo XXVI (Números 11,25-29) mostra-nos um Moisés, não dono de nada nem de ninguém, nada ciumento ou invejoso, mas livre, cheio de bem e de bondade, completamente a céu aberto, desejoso de ver, com olhos puros, o Espírito de Deus a operar maravilhas em todas