A vida radical é a vida santa e como mundo seria diferente cada jovem tivesse a coragem de responder com sinceridade o chamado de santidade.
Hoje, a Liturgia da Sagrada Família vem mostrar-nos o quanto é árduo Ser Família… Ser Pai que procura o Filho, desesperadamente: «Quando viram Jesus, seus pais ficaram admirados.» Ser Mãe que permanece calada, perante a dor: «Sua Mãe guardava todos estes acontecimentos em seu coração.»
“Nenhuma sociedade pode viver sem confiança e nossa peregrinação de confiança na terra quer simplesmente ser um sinal de esperança. A esperança de que uma civilização da hospitalidade é possível”, afirma prior da Comunidade de Taizé, Irmão Alois, às vésperas do Encontro europeu dos jovens em Madrid.
Jesus, ao dar-Se quotidianamente na Eucaristia, quer dar-Se a nós para estar totalmente presente. Assim, neste Natal, dar uma atenção plena a cada pessoa pode ajudar-nos a ver Jesus nele. Só Jesus vivo em cada um, nos revela o dom precioso da sua vida e a beleza da pessoa tal qual é.
Estamos cada vez mais parecidos uns com os outros e isso não é nada bom. Os carros são quase todos cinzentos, mas nós nem reparamos e isso é mesmo muito estranho. Os nossos sonhos são todos muito parecidos… porque as grandes empresas os distribuem gratuitamente para depois poderem vender aquilo
Não deixa de ser interessante que a nossa Salvação, pelo menos assim acreditamos, tenha acontecido primeiramente com um nascimento. O nascimento de um menino.
Deste modo, encontramos como Natal, em João, a manifestação desta luz em forma de carne humana: «kai ho logos sarks egeneto kai eskenosen en hemin», «e o “logos” carne se fez e habitou entre nós».
No Tempo de Natal, a famosa canção, traduzida em 300 línguas e dialetos, é uma das mais tocadas. No início do mês, ao encontrar um grupo austríaco de parlamentares e apoiadores do “Noite Feliz”, o Papa Francisco confessou ser essa a sua canção predileta.
Estamos em pleno Tempo de Natal. Tantas vezes criticamos o consumismo inerente a esta quadra. Mas será que nos preocupamos em explicar a todos quem é este Jesus que nasce? Neste sentido a comunidade iMissio em parceria com a Paulus Editora, recomenda este mês: "Histórias Maravilhosas da Bíblia".