Falo muitas vezes da necessidade de permanecer disponível. Santo agostinho diz-nos que ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus escreva nela.
A cooperação entre ciência, ética, religião e estética pode criar um clima espiritual que nos defende de todos os simplismos, irmãos de todos os fundamentalismos.
Baptismo tem sabor de princípio! Fala mais do presente e do futuro. Revela o amor primeiro de Deus, que não está dependente dos nossos sucessos, mas se dá todo, e em cada momento.
Passado o Advento e as Festas Natalícias, estamos agora no umbral do chamado «Tempo Comum» do Ano Litúrgico que, ao contrário do que se possa pensar, não é um «Tempo secundário», mas fundamental na vida celebrativa da Igreja Una e Santa.
Enlevo… é o que desejamos Ser na vida de alguém que amamos! Enlevo… é o que ansiamos Ter na nossa própria vida!
Felizes aqueles que cultivam mais o espanto do que a deceção ou os que exercitam mais a aceitação generosa do que o ressentimento
Há mistérios que só desvendamos «depois», num prolongado «mais tarde», quando já desistimos de reformular pela milésima vez a velha pergunta. Nesse dia, com uma nova serenidade, a resposta surge como dádiva, naturalmente, gratuitamente. Nesse dia, mesmo numa idade muito avançada, descobrimos que
Greves em setores basilares da sociedade, alterações climáticas, doenças…: a atualidade “oferece-nos” amplos motivos de inquietação, estamos, em graus diferentes e muitas vezes por boas razões, inquietos.
Nem sempre desejamos aquilo que precisamos, porque nos enganamos a nós mesmos confundindo essas duas dimensões. Não precisamos da maior parte daquilo que queremos.