O adulto bem educado retira-se, por vezes, para depois voltar mais forte e clarificado. Entende-se consigo mesmo e aprende esta verdade dura e maravilhosa: ninguém pertence a ninguém, cada um pertence-se a si mesmo e a Deus.
Não me interessa o que se passa na tua vida. Não me diz respeito o teu caminho. A tua guerra. Não me dizem respeito as tuas lutas, as tuas mágoas, as tuas dificuldades ou as tuas travessas. Não me interessam as pontes que atravessas, os rios que nadas, os mares ondes mergulhas, os trilhos que percor
Apresentamos uma seleção de dez frases sobre o sacramento da Penitência, no contexto do Ano da Misericórdia, recolhidas das respostas do Papa Francisco ao jornalista Andrea Tornielli (O nome de Deus é misericórdia, Ed. Planeta).
A semana passada li uma crónica italiana sobre as homilias das missas em Itália. Segundo o autor, que não se fundamenta em qualquer estudo científico, as homilias falam de um cristianismo fora do mundo. E uma das consequências é que os católicos estão a deixar de ter uma intervenção política.
O tema da educação esteve no centro da audiência que o Papa Francisco concedeu a cerca de 2.600 estudantes e docentes do Colégio São Carlos de Milão.
Antes de rezar com os fiéis a oração mariana do Angelus, Francisco comentou a liturgia deste quinto domingo da Quaresma, que apresenta o episódio da mulher adúltera.
A vida não existe para que a levemos a sério. Até os desafios se vivem melhor quando ao olhar uma para a outra fazemos piadas dos desafios que avistamos. Ontem adormeci com dores de crescimento. Hoje adormeço a sorrir como quem se repete está tudo bem. Passo a passo construímos caminhos. Pouco a po
Mas o segredo é abraçar tudo isto sem nos desencorajarmos, sentindo-nos dentro de uma espécie de dança que, ainda que nos esvazie, ao mesmo tempo enche o nosso copo até acima, até transbordar.
São de paixão as repetidas notícias de violência em contexto familiar, a que se dá o nome de “violência doméstica”. Explosões de muitas violências caladas e amordaçadas por medo e opressão, injustificáveis e desumanas, onde a lei do mais forte fere e mata os mais fracos, na maioria dos casos, crianç