A algazarra era tanta e o barulho tão ensurdecedor que a mãe teve mesmo que ir ao quarto dos filhos ver o que se passava. Discutiam sobre quem era o maior super-herói de todos os tempos e a discussão estava bem acesa com argumentos dignos dos melhores advogados. Os dois miúdos esgrimiam consideraçõe
Hoje parece que queremos tudo. Quase ninguém está disposto a abdicar de possibilidades. São raríssimos os que compreendem que, para seguir um caminho até ao fim, é necessário não seguir por todos os outros caminhos.
Ainda há quem voe. Existe, por entre terras pouco habitadas e esquecidas pelo tempo, quem não desista de voar por entre a sua vida. Voam para que o chão não lhes impeça de dar passos. Voam para que possam tocar o céu que lhes foi retirado sem que pudessem vir a tocá-lo.
Fez dia 7 de Fevereiro exactamente 1095 dias desde que a Irmã Gloria Narvaez Argoti foi raptada por jihadistas na missão franciscana onde vivia, em Karangasso, no Mali. Não se sabe onde está, não se sabe como está. Mas no Mali todos recordam esta irmã como uma verdadeira heroína. No dia do ataque, e
Um jornalista perguntou ao Dalai Lama quanto tempo uma pessoa empenhada no trabalho de escritório ou de oficina deveria passar, diariamente, em oração. Ele pensou um pouco antes de responder, depois ergueu o olhar para o seu interlocutor, e serenamente, mas com firmeza, respondeu: «Penso que quatro
O que aconteceria a um rio se não houvessem margens? Não desaguaria. Não seria um rio. Perderia a sua identidade. Do mesmo modo, as nossas limitações não são um obstáculo, mas fazem parte da nossa identidade.
Ter distrações faz parte da psique, e requer muito exercício para aprender a concentrar-se unificando os pensamentos, a mente, o coração e o corpo: esta é uma operação de maturidade e de higiene humanas, antes ainda de ser uma operação espiritual.
Já não temos tempo para fazer nada que não seja trabalhar. Quando temos um bocadinho livre acabamos por escolher adiantar uma qualquer tarefa que até podia ser feita noutro momento qualquer.
«Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei» (Mt 11,28) (11 de fevereiro de 2020)