Um pescador teve um sonho. Um sonho improvável mas que o incomodou ao ponto de o querer confirmar. No sonho apareceu-lhe a imagem de Jesus a dizer que estava com frio, que estava sepultada no meio do rio Mekon e que precisava de ajuda. O Jesus do sonho pedia-lhe para mergulhar nas águas escuras do r
Em primeiro lugar, porque isso não faria qualquer sentido. Ninguém vai a um lugar só porque sim. Sem razão nenhuma. Quando vamos (seja onde for) temos um propósito. Queremos ir. Queremos ver. Queremos conhecer. Queremos encontrar.
Em A nossa mãe Terra é abordado o atualíssimo tema do desafio ecológico, de que se ocupa também a Encíclica Laudato si’, a que o papa Francisco alude de forma recorrente. Aqui se reúnem frases, textos, discursos e homilias do Papa sobre a guarda da criação e a promoção de uma vida digna para todos.
Na oração do meio-dia cantamos, do Salmo 13: «Até quando, Senhor?». Antes do covid-19, quanto entoava estas palavras, pensava nos meus irmãos e irmãs no Iraque. Agora, estas palavras encontramo-las nos nossos lábios. Até quanto durará a pandemia, Senhor? As equipas médicas perguntam-se quantas horas
É impossível deixar esta data passar sem relembrar a marca do Papa Wojtyla. Ontem comemoramos o centésimo aniversário do seu nascimento: O Papa da Coragem!
A Esperança liberta a nossa vida do sofrimento mais profundo. Permitir que a Esperança habite no nosso coração é sinal de que o nosso Baptismo está vivo! Permanecer firme na Esperança, de cabeça erguida aos Céus, é o reconhecimento de que nada somos sem o Pai!
A pandemia devolve-nos a consciência do limite, ao mesmo tempo que nos obriga a refletir sobre as formas de habitar o mundo a que podemos voltar
A nossa vida é um longo diálogo connosco mesmos. Refletir é ver-se e escutar-se como se fossemos um outro diante de nós. Vivemos na constante presença do que somos, mergulhando por vezes bem fundo no nosso interior, em busca da paz que resulta da compreensão.