Iniciativa assinala 150.º aniversário da declaração como padroeiro da Igreja universal, evocando em particular migrantes e trabalhadores
CARTA APOSTÓLICA «ADMIRABILE SIGNUM» DO SANTO PADRE FRANCISCO SOBRE O SIGNIFICADO E VALOR DO PRESÉPIO
Nem sempre conseguimos ter consciência da rapidez com que a vida passa por nós. Normalmente, só nos apercebemos da nossa finitude e da finitude dos nossos quando um de nós desaparece. Quando alguém nos desaparece. Quando nos dizem que alguém se ausentou deste mundo.
10 Tópicos para entender o presépio - Carta Apostólica ‘Admirabile Signum’ (Papa Francisco)
Foi a 8 de dezembro de 1854 quando o Papa Pio IX proclamou, através da Bula Ineffabilis Deus, o dogma da Imaculada Conceição. Maria foi concebida no ventre de sua mãe sem pecado original. O dogma mariano coroou uma verdade de fé que desde muito cedo era querida e vivida pelo povo cristão.
Neste domingo, 6 de dezembro, na oração mariana do Angelus o Papa Francisco recordou a figura e a obra de João Batista e o caminho de conversão para este Advento. O Papa falou sobre dois apectos da conversão: "desapego ao pecado e à mundanização, e busca de Deus e do seu reino”
O Papa Francisco desafiou os jovens a não terem medo de sujar as mãos e de serem fermento, neste mundo.
O tempo é um conjunto sem fim e eterno de instantes. É o que nos ajuda a definir objetivos, a realizar sonhos, a gerir as nossas agendas, a guiar a nossa vida. Mas há um tempo antes e um tempo pós-pandemia.
Não há Advento sem a voz de João Baptista. E porque aprendemos a reconhecer o tom e o som das vozes que nos chamam e guiam, por entre muitas outras que nos desviam, a voz de João acorda-nos e convoca-nos para a mudança. Ele é coluna de amplificação da Palavra que veio fazer-se carne, humano e divino