Jesus não seguia a norma. Jesus, no Seu tempo e para o Seu tempo, era desviante. A forma como apresentava Deus, como se relacionava com os outros e como desafiava autoridade, fazia de Si alguém que rompia com todos os parâmetros sociais daquele tempo e cultura.
O mal luta muito para que não façamos o bem. O mal não nos quer mortos, quer-nos moribundos, incapazes de ser bons. É este o seu objetivo e troféu: aniquilar o herói que cada um de nós é, mantendo-nos em ação… até para que sirvamos de modelo a outros.
A Era Digital eliminou o tempo de espera entre tirar uma foto e poder mostrá-la a alguém. Para além do tempo, a digitalização das imagens eliminou o escrúpulo de escolher bem o ângulo, a luminosidade certa, o enquadramento perfeito porque podemos tirar tantas fotos quantas quisermos e, depois, apaga
Não foi para isto que viemos cá. Não é para isto que andamos a ver documentários de slow living, de como aprender a meditar, de como viver para o essencial. Não viemos cá para pagar contas e morrer. Ou será que fomos enganados e, afinal, é esse o futuro que nos espera?
O mundo atravessa um período difícil e doloroso. Todos os dias as notícias de guerra, conflitos, tragédias familiares, crise económica, a epidemia da Covid-19 que ainda faz os seus estragos, as alterações climáticas e as catástrofes ecológicas, a injustiça, etc., entram nas nossas casas aumentando
A alma de cada um de nós é maior do que o nosso corpo, envolve-nos como um ventre materno. Chegou-nos através de um sopro mais belo do que qualquer vento, e trazia em si um pedaço de outra alma que por amor se deu, para que pudéssemos existir!
Hoje, o 27º Domingo do Tempo Comum, do Ano C, abandona um apelo no ar: «Aumenta a nossa fé»
Jesus tinha uma grande sensibilidade no encontro com o outro. Não temos todos os detalhes sobre os encontros que nos chegam através das escrituras, mas aquilo que nos é dado a conhecer revela-nos um Jesus que se dava completamente. Conseguimos perceber que no encontro Jesus não se deixa ficar pela m
Estava uma vez com um filósofo a falar sobre a crise ambiental e ele referia uma ideia de um teólogo que havia lido, Jurgen Moltmann, sobre o facto de vivermos num mundo cada vez mais artificializado. Moltmann que reflectia sobre Deus na Criação dizia que seria relevante humanizar a natureza quanto