Conto: Uma história de amor

Conto 15 fevereiro 2022  •  Tempo de Leitura: 5

Era uma vez uma rapariga que chegou a casa desolada porque o rapaz com quem namorava tinha terminado tudo com ela. Ele tinha pedido a uma amiga que lhe entregasse um papel em que lhe dizia que não queria ficar mais com ela. O pai abraçou-a e tentou consolá-la pois o seu mundo parecia ter desabalado irremediavelmente.

 

Quando a rapariga chegou ao quarto e se deitou na cama a chorar, sentiu um papel debaixo da almofada. Logo se apressou a ler o texto, enquanto a mãe a espreitava na porta e sorria. O namorado tinha escrito que não queria ficar com ela apenas, mas que queria que ela fosse sua para sempre. Então, ela saltou de alegria, pois ele estava a pedi-la em casamento e os pais sabiam de tudo. Então, a mãe disse-lhe:

 

- Parabéns, filha. Descobriste o amor e isso é maravilhoso. O amor é a energia mais subtil do planeta e a única verdadeira revolução que tudo pode transformar e renovar. O amor é a casa onde mora o melhor de nós mesmos e só ele consegue dar sentido à nossa vida. Na verdade, as razões do coração são muito mais fortes e poderosas do que a racionalidade e, de facto, a inteligência não as entende. O amor ultrapassa todas as explicações possíveis e se existem pessoas que amam o poder, outras têm o poder de amar. O amor vê com o coração e não com os olhos, mas não te esqueças de que o ideal é que se pense com o coração e se ame com o cérebro.

 

Uns anos mais tarde e quando parecia que o casamento ia de vento em popa, a jovem esposa disse que queria falar com o seu marido. Confessou-lhe que havia outra pessoa na sua vida e que tudo tinha de passar a ser diferente entre eles, pois amava-a como nunca amara ninguém. O pobre homem ficou de rastos e sem saber o que dizer e apenas conseguiu perguntar se ele conhecia esse seu novo amor. Então, ela deu uma enorme gargalhada e, abraçando-o, disse-lhe que estava grávida e que aquela forma de lhe comunicar a boa nova era uma espécie de vingança da maneira como ele a tinha pedido em casamento. Então, o jovem marido disse-lhe:

 

- Estou tão feliz… O nosso amor está a dar frutos… A felicidade é a certeza de que somos capazes de amar e a convicção de que somos amados com os nossos defeitos e fragilidades. O amor é encontrar na felicidade do outro a própria felicidade e amar não é apoderar-se do outro para se completar, mas dar-se ao outro para completá-lo. Amo-te tanto… No amor não há domínio nem submissão e se alguém disser que ama outra pessoa porque precisa dela, a pessoa madura sentirá que precisa da outra porque a ama. O mundo precisa de aprender a amar as pessoas e a usar as coisas e não a amar as coisas e a usar as pessoas. O amor é, na verdade, o único trilho para a felicidade.

 

A verdade é que nasceu um menino e todos os anos ele era testemunha do gesto de amor e ternura do pai que, no dia do aniversário do casamento dos progenitores, oferecia à mãe um lindo ramo de flores e pedia-a em casamento, como se fosse a primeira vez e, claro, ela dizia sempre que sim e havia sempre festa.

 

Uns anos mais tarde, o pai do rapaz desenvolveu uma demência e deixou de conhecer a mulher e o filho. No entanto, a esposa cuidava dele com tanto amor e devoção, que ele se apaixonava por ela todos os dias e todos os dias lhe pedia que casasse consigo. Uma semana após a morte do pai, a mãe morreu também e o rapaz disse a todos:

 

- Não conheço história de amor mais bonita que a dos meus pais e ela continua agora no céu. A melhor definição de Deus é Amor e o amor é o princípio e o fim da existência. Aquilo que o coração e a memória amam permanece para sempre. O coração oferece vida a tudo aquilo que ele ama e o amor é a resposta para todas as questões da vida. Quando duas pessoas se amam realmente, elas arranjarão sempre uma forma para que tudo dê certo. Não importa a distância que separa, mas sim o amor que une, pois só ele é capaz de criar laços indestrutíveis. O verdadeiro amor é exigente pois implica paciência, afabilidade, cumplicidade, bondade, partilha, altruísmo, perdão e, essencialmente, verdade. É que nas contas do amor, um mais um é igual a tudo e dois menos um é igual a nada. Sou feliz porque sou o fruto do amor.

Paulo Costa

Conto

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail