Livro da Semana: «Leituras do Diretório para a catequese»

Livros 10 abril 2024  •  Tempo de Leitura: 1

A procura de uma renovação constante nos domínios da Catequese tem sido uma permanente inquietação por parte da Igreja. Nessa linha, surgiu o Diretório Catequístico Geral (1971), o Programa de Catequese (1988) e, em 2022, o Itinerário de Iniciação à Vida Cristã.

 

O Pe. Miguel Neto fez a sua formação em teologia na Universidade Católica Portuguesa, tendo sido assessor de D. Basílio de Nascimento, Bispo da Diocese de Baucau, Timor, para os assuntos relacionados com a Imprensa e Comunicação Social, ainda antes de ser ordenado padre na diocese do Algarve.

Desde 2008, é o diretor do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve (GIDAlg) e, desde 2011, é o responsável pela equipa da Pastoral Diocesana do Turismo e desde 2012 passou também a integrar a Obra Nacional da Pastoral do Turismo. É atualmente o pároco de Tavira.

 

Na senda desse mesmo esforço, o padre Tiago Neto, oferece-nos, agora, um inestimável instrumento de leitura e interpretação para um itinerário formativo complementar ao Diretório para Catequese, de forma a estimular a reflexão em grupo e a inculturação do Evangelho. Nesta obra são abordados temas relevantes para a prática catequética: a identidade da catequese; o anúncio querigmático e mistagógico; a catequese com crianças, adolescentes, jovens e adultos; e a formação de catequistas.

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail