Recomendamos: «O Principezinho para gente pequena e grande»

Livros 25 fevereiro 2021  •  Tempo de Leitura: 3

Desde a sua primeira publicação em 1943, O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, encantou os leitores, apesar - ou talvez por causa! - das suas críticas ao mundo dos adultos. Crianças e adultos continuam a retornar a esta história e lançam-se numa curiosa viagem ao pequeno e distante asteroide B-612 em busca do seu habitante mais famoso, até o encontrarem aqui na terra para usufruírem das suas lindas histórias e amizade.

 

Padre Anselm Grün. Nascido em 1945, é um monge da Abadia de Münsterschwarzach. O seu aconselhamento espiritual — independentemente da confissão religiosa — tornaram-no um dos autores mais conhecidos da Alemanha sobre espiritualidade.  Mascha Greune.  Estudou design de comunicação no Augsburg College of Applied Sciences. Trabalha em Munique como ilustradora freelancer para editoras de livros, revistas e agências.

 

Nesta nova edição sumptuosamente ilustrada, os episódios mais importantes do original são seguidos de comentários de Anselm Grün, nos quais o monge e sacerdote interpreta a história do seu ponto de vista espiritual, iluminando as muitas referências ao Novo Testamento e a Jesus. Desta forma, os leitores encontrarão uma perspectiva totalmente nova na leitura do texto.

 

Podemos ler no prefácio escrito pelo Padre Alselm que «tanto em conversas como em conferências, ouvimos continuamente citações como «só vemos bem com o coração». Este modo de ver com o coração fascina os homens tanto hoje como no tempo em que o livro apareceu pela primeira vez. Hoje raramente vemos com o coração. Olhamos para as coisas como quem tudo avalia, tudo calcula. Quando vemos uma casa, uma mesa, um armário, perguntamos: quanto vale? 0 que traz? Que posso fazer com isso? Para que serve? Este modo de ver as coisas torna o nosso mundo frio. […]».

 

“Quando virmos o mundo com os olhos do Principezinho, então tudo estará encantado. Então encontraremos numa única flor e num único gole de água o que os homens de negócios procuram por toda a parte e nunca encontram.  Mas precisamos de ver com o coração. Senão, não encontraremos a água que faz bem ao coração, nem numa flor nem num gole de água.» 

 

Boa leitura neste tempo de confinamento. Que as palavras do Principezinho e os comentários do Padre Anselm fortalecer a visão do coração. 

 

Ficha Técnica

Título: O Principezinho para gente pequena e grande
Coleção: Infanto-Juvenil
Secção: Histórias para contar
Páginas: 64
Editora: Paulus Editora
ISBN: 9789723021820

Bento Oliveira

Coordenador iMissio.

Pai. Licenciado em Ciências Religiosas. Professor de EMRC. Gosta de pensar e evangelizar nas redes! O trabalho em equipa é o presente da pastoral.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail