Livro da semana: «O afeto à Sagrada Escritura»

Livros 11 novembro 2020  •  Tempo de Leitura: 2

A propósito do XVI centenário do falecimento de S. Jerónimo, ocorrido no passado dia 30 de setembro de 2020, o Papa Francisco publicou uma Carta Apostólica intitulada Scripturae Sacrae Affectus (O afeto pela Sagrada Escritura), título que reproduz uma expressão tomada da Oração Coleta da Missa da Memória Litúrgica do “incansável estudioso, tradutor, exegeta, profundo conhecedor e apaixonado divulgador da Sagrada Escritura” (Papa Francisco) que foi S. Jerónimo.

 

«O afeto à Sagrada Escritura, um terno e vivo amor à Palavra de Deus escrita, é a herança que São Jerónimo deixou à Igreja. … Ao concluir esta Carta, desejo fazer mais um apelo a todos. … De forma especial aos jovens, quero lançar um desafio: Parti à procura da vossa herança! O cristianismo torna-vos herdeiros de um património cultural insuperável, do qual deveis tomar posse.

Apaixonai-vos por esta história, que é vossa! Tende a ousadia de fixar o olhar naquele jovem inquieto que foi Jerónimo; ele, como a personagem da parábola de Jesus, vendeu tudo quanto possuía para comprar a “pérola de grande valor”.

… Verdadeiramente, Jerónimo é a “Biblioteca de Cristo”, uma biblioteca perene que, passados dezasseis séculos, continua a ensinar-nos o que significa o amor de Cristo, um amor inseparável do encontro com a sua Palavra» (Papa Francisco).

 

A importância da Carta Apostólica advém-lhe das muitas informações que nos dá sobre a vida de S. Jerónimo, mas também sobre o seu amor à Sagrada Escritura e o intenso estudo que lhe dedicou e sobre a tradução que dela elaborou. Num apelo vivo e atual, o documento termina com o convite a “amar o que Jerónimo amou”.

 

Ficha Técnica

Título: O afeto à Sagrada Escritura
Autor: Papa Francisco
Editora: Paulinas
Páginas: 32
ISBN: 9789896737610

Bento Oliveira

Coordenador iMissio.

Pai. Licenciado em Ciências Religiosas. Professor de EMRC. Gosta de pensar e evangelizar nas redes! O trabalho em equipa é o presente da pastoral.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail