Livro da Semana: «Diferente e unidos: Com-único, logo existo»

Livros 14 outubro 2020  •  Tempo de Leitura: 3

Deus não é Solidão, mas Comunhão; é Amor e, consequentemente, comunicação, porque o amor sempre comunica; melhor, comunica- se a si mesmo para encontrar o outro.

 

Sob o olhar do amor, radicado no amor que Deus tem por nós, as relações humanas assumem uma força e uma beleza muito frutuosa; de outra forma, facilmente se transformam em simples confronto dialético.

 

O tema desta recolha inédita do pensamento do papa Francisco, primeiramente, sobre a família e sobre a relação, a comunicação e a fé, é um apelo dirigido aos cristãos a que manifestem essa comunhão divina que marca a nossa identidade de crentes.

 

Pois a própria fé é uma relação, um encontro; e nós, apenas sob o impulso do amor de Deus, podemos comunicar, acolher e compreender o dom do outro e corresponder-lhe.

 

TEXTO INÉDITO DO PAPA FRANCISCO 

 

“Com o olhar de Jesus”: eis o título do texto inédito do Papa Francisco, que parte da sua reflexão sobre a história do "jovem rico", que pergunta a Jesus: “Mestre, o que se deve fazer para obter a vida eterna". Então, Jesus dirigiu-lhe seu olhar com amor, porque a fé cristã se baseia na simples afirmação: “Jesus tem natureza divina e Deus é amor".

 

Sem este "olhar amoroso" – diz Francisco - "a comunicação humana, o diálogo entre as pessoas, pode facilmente tornar-se apenas um duelo dialético". À base de toda forma de comunicação e relação humana está a disposição de ouvir o outro e, sobre este tema, diz: "Temos que aprender muito com a lição do Santo cardeal John Henry Newman. A sua reflexão concentra-se, de modo particular, sobre a dimensão da imaginação e da "disposição" do coração, que desempenha um papel mais importante que o da razão, para que o homem possa, realmente, ser tocado pela experiência da fé". Neste sentido, a oração é imprescindível para purificar o coração.

 

PAPA FRANCISCO

 

Francisco, nascido Jorge Mário Bergoglio (Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936), é o 266o Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano, sucedendo ao Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013.

 

Aires em 28 de fevereiro de 1998 e foi elevado ao cardinalato em 21 de fevereiro de 2001 - véspera da festa da Cátedra de São Pedro - 2013.

 

É o primeiro papa nascido no Novo Mundo, o primeiro latino-americano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro papa a utilizar o nome de Francisco, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1 200 anos (o último havia sido Gregório III, morto em 741) e também o primeiro papa jesuíta da história.

 

Tornou-se arcebispo de Buenos com o título de Cardeal presbítero de São Roberto Belarmino, pelo Santo Padre São João Paulo II. Foi eleito papa em 13 de março de 2013

 

Ficha Técnica

Título: Diferentes e Unidos Autor: Papa Francisco

Editora: Paulinas Editora

Coleção: Uma casa aberta a todos

Formato:14x21 cm

Páginas: 136

ISBN: 978-989-673-751-1

1ª Edição: agosto 2020

Bento Oliveira

Coordenador iMissio.

Pai. Licenciado em Ciências Religiosas. Professor de EMRC. Gosta de pensar e evangelizar nas redes! O trabalho em equipa é o presente da pastoral.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail