Livro da semana: «Testemunho de duas vidas compartilhadas»

Livros 6 fevereiro 2020  •  Tempo de Leitura: 2

Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, revela algumas das vivências, talvez pouco conhecidas até agora, que partilhou ao longo dos 42 anos de amizade e colaboração com o primeiro Bispo de Setúbal, D. Manuel Martins, personalidade emblemática da sociedade portuguesa contemporânea. «Senti que a história precisava delas, por já ter sido amputada, por não ser o próprio a escrevê-las, pois seriam mais completas e enriquecidas», sublinha o autor.

 

No prefácio, o general Ramalho Eanes evoca a relação de Santa Madre Teresa de Calcutá com D. Manuel Martins, e recorda o seu papel, determinante, quando, na península de Setúbal, «a crise económica e a falta de resposta do poder político atropelaram a verdadeira liberdade de muitos, esmagaram, com o desemprego e os salários em atraso, a sua dignidade, fragilizaram a própria solidariedade». «Conseguiu, D. Manuel Martins, ter uma vida cheia, uma vida boa, porque constitui verdadeira referência inspiradora de todos quantos, genuinamente, se preocupam com a dignidade “de todos os homens e do Homem todo”». É sobre uma parte dessa extraordinária biografia que este livro fala.

 

Eugénio Fonseca, que ao longo de 42 anos construiu uma amizade cada vez mais sólida com D. Manuel Martins, e a quem o prelado dirigiu as últimas palavras, considera que era imperioso narrar as «vivências partilhadas pelos dois»: «Senti que a história precisava delas, por já ter sido amputada por não ser o próprio a escrevê-las, pois seriam mais completas e enriquecidas».

 

Ficha Técnica

Tí­tulo: Testemunho de duas vidas compartilhadas

Autor: Eugénio Fonseca

Editora: Paulinas Editora

ISBN: 978-989-673-728-3

 

Bento Oliveira

Coordenador iMissio.

Pai. Licenciado em Ciências Religiosas. Professor de EMRC. Gosta de pensar e evangelizar nas redes! O trabalho em equipa é o presente da pastoral.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail