Recomendamos: «Sal, não mel»

Livros 30 maio 2019  •  Tempo de Leitura: 2

O Pe. Luigi Maria Epicoco é um sacerdote italiano, filósofo e pároco em Roma, na paróquia universitária de San Giuseppe Artigiano. Autor do  livro Somente os doentes se curam.

 

Sal, não mel inicia esta obra com o trecho que se segue: «Uma cristandade, tal como um homem, não se nutre de compota. O bom Deus não escreveu que fôssemos o mel da terra, meu rapaz, mas o sal. Ora, o nosso pobre mundo assemelha-se ao velho pai Job, cheio de chagas e úlceras, sobre os seus dejetos. o sal, sobre uma pele em ferida, é uma coisa que arde. Mas também a impede de apodrecer.» Georges Bernanos, Diário de um pároco de aldeia.

 

Partindo desta crua mas realística afirmação de Bernanos, o padre Luigi Maria Epicoco guia o leitor através de uma reflexão sobre as potencialidades da vida cristã, recordando que a vida do crente não depende de nenhuma lei a não ser a da Caridade de Cristo que nos foi entregue no Batismo. e as virtudes que o Batismo nos transmite são precisamente a Fé, a Esperança e a Caridade.

 

É o que propõe este livro: refletir e repensar estas três virtudes a partir da própria vida, iluminados por algumas histórias bíblicas, que se tornam luz e provocação para a existência de cada um.

 

O Pe. Luigi Maria Epicoco assinala que «o verbo mais importante da Bíblia não é ‘ver’, mas ‘escutar’». «Os nossos olhos, na realidade, coincidem com a nossa capacidade de escutar. Esta obediência profunda, esta escuta profunda e radical, é aquilo a que chamamos discipulado. Uma pessoa é discípula quando escuta a sua Presença».

 

Ficha Técnica

Título: Sal, não mel

Autor: Luigi Maria Epicoco

Coleção: Espiritualidade

Secção: Reflexões

Formato: 13 cm x 21 cm

Páginas: 180

Editora: Paulus Editora

ISBN: 9789723020939

Bento Oliveira

Coordenador iMissio.

Pai. Licenciado em Ciências Religiosas. Professor de EMRC. Gosta de pensar e evangelizar nas redes! O trabalho em equipa é o presente da pastoral.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail