Livro da semana: «Na margem do mistério»

Livros 6 março 2019  •  Tempo de Leitura: 4

“Precisamos uns dos outros para manter viva a nossa esperança no amanhã.”

 

Timothy Radcliffe explica que, apesar de os nossos dias estarem marcados pela incerteza, pelo medo e desconfiança frente ao futuro, o Evangelho pode ser vivido e anunciado com a mesma alegria e vivacidade de há dois mil anos, tendo sempre presente a consciência da necessidade da nossa entrega ao outro como fontes portadoras de esperança e da materialização do amor de Deus pelo Homem.

 

Este livro revela-nos uma vez mais, a notável capacidade de clareza, simplicidade, sentido de humor, de grande sabedoria e profundidade com que o autor retrata alguns dos problemas atuais da sociedade contemporânea, ao mesmo tempo que nos contempla, em casos concretos, com a sua experiência de vida e partilha de fé.

 

Numa das histórias, Timothy Radcliffe apresenta o caso de uma criança que aos olhos dos homens não teria nada para lhe oferecer, mas surpreendentemente, dentro dos seus inúmeros limites físicos, consegue consolá-lo ao ponto de vir à memória do autor um dos momentos centrais da vida de Jesus:

 

“Quando tudo parecia perdido, sem futuro algum, Ele realizou aquele gesto extraordinário. Enquanto ceava com os seus amigos, tomou o pão e deu-lho, dizendo: «Isto é o meu corpo que se entrega por vós.» Quando o único futuro parecia ser a cruz, Ele, fez aquele ato louco, generoso e cheio de amor. Esta é a base da nossa esperança. Cada vez que nos reunimos como comunidade para a Eucaristia, regressamos a esse momento sombrio e àquele inesperado dom de futuro. A última Ceia parecia o fim, a refeição conclusiva; em vez disso, foi o início, a primeira Eucaristia.”

 

A presente obra está organizada com textos de diversas intervenções públicas dirigidas pelo autor, biblista e teólogo dominicano, Timothy Radcliffe entre os anos de 2015 e 2016.

 

Consideramos que este livro é, sem dúvida, um sopro de alento, confiança e de esperança no limiar do nosso tempo.

 

Pode aceder ao lançamento da obra em Lisboa, na Igreja do Convento de São Domingos, a 28 de janeiro de 2017, apresentado por Frei Bento Domingues:

 

 

Informação disponível sobre o autor à data da edição desta obra:

Timothy Radcliffe (Londres 1945) “é um dos mais notáveis autores cristãos contemporâneos, para além de biblista e teólogo.

 

Frade dominicano, formado em Oxford e Paris, é membro da comunidade de Blackfriars, em Oxford.

 

Foi Mestre-Geral da Ordem dos Pregadores entre 1992 e 2001, sendo o único dominicano da Província Inglesa a exercer este cargo, desde a fundação da Ordem em 1216. Atualmente desempenha funções de docente em Oxford e de consultor do Pontifício Conselho “Justiça e Paz”, sendo frequentemente solicitado para conferências e palestras em todo mundo.

 

Índice:

Apresentação | A Igreja tem alguma coisa a dizer ao mundo? | PROCURAR A ESPERANÇA NA ANGÚSTIA - 1. Partilhar a nossa esperança; 2. Se quem sofre não desespera; 3. Dom da misericórdia; 4. Vida consagrada, desafio às narrativas contemporâneas | ENCONTRAR A ALEGRIA NA CONFUSÃO – 5. O corpo, um dom; 6. As bússolas do coração; 7. O caminho da alegria; 8. Crer na música | Origem dos textos | Índice onomástico

 

Público-alvo: Jovem/Adulto

 

Ficha técnica:

Título –Na margem do mistério - Ter fé em tempos de incerteza”

Autor - Timothy Radcliffe

Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Janeiro 2017, 144 págs.

Coleção -POÉTICAS DO VIVER CRENTE – Série LINHAS DE RUMO

ISBN:978-989-673-555-5

Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail