Livro da semana: «A felicidade treina-se em cada dia»

Livros 13 fevereiro 2019  •  Tempo de Leitura: 3

Este livro disponibiliza aos seus leitores o segundo volume de excertos das homilias matinais do Papa Francisco em Santa Marta: constituído por cento e cinquenta e cinco homilias proferidas entre 21 de março de 2014 e 26 de junho de 2015.

 

Para quem já teve a oportunidade de ler o primeiro volume “A Verdade é um encontro: Homilias em Santa Marta, esta obra, vem confirmar a autenticidade e força da oralidade profética deste Papa. A forma espontânea como profere, sem a ajuda de um texto escrito, faz-nos depreender que o seu discurso é fruto de um discernimento interior, o que torna estes encontros matinais, únicos. É graças à sua capacidade comunicativa, baseada numa vivência pastoral norteada para a criação de relações pessoais genuínas, que nos ensina a dar o primeiro passo, de ir ao encontro do outro, num diálogo que procura o essencial, o belo e que seja reflexo do amor misericordioso de Deus para toda a Humanidade.

 

O Papa Francisco assume uma linguagem pastoral evangélica própria: humilde, assente num “acolhimento misericordioso” sem ter um discurso calculista. Consegue, assim, ser acessível e compreendido por quantos o ouvem.

 

O Padre Frederico Lombardi, autor do prefácio, afirma que as homilias em Santa Marta são “palavras dirigidas às comunidades cristãs e aos fiéis, inseridos na vida de cada dia e na história quotidiana, para ajudá-los no discernimento da vontade de Deus nas escolhas concretas segundo o espírito do Evangelho, corrigindo, exortando, encorajando com espontaneidade e vigor, sem medo de manifestar os sentimentos nem de fazer referência às suas experiências pessoais.”

 

Assim, Spadaro sintetiza de forma feliz, a linguagem do Papa quando refere que: “é a linguagem do encontro, porque a própria fé é um encontro”.

 

Informação sobre os autores:

Jorge Mario Bergoglio nasce em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936. Aos 21 anos ingressa como noviço na Companhia de Jesus. É licenciado em Filosofia, sendo ordenado presbítero em 1969, bispo de Auca em 1992, arcebispo de Buenos Aires em 1998, feito cardeal em 2001, e a 13 de março de 2013 é eleito Papa, adoptando o nome de Francisco. Títulos relevantes publicados sobre este Papa pela Paulinas Editora: “Papa Francisco – conversas com Jorge Bergoglio (2013); Francisco – pastor para uma nova época (2013); A lista de Bergoglio – os que foram salvos por Francisco durante a ditadura (2013).

António Spadaro nasce em Messina em 1966. É jesuíta, Director da Revista La Civiltà Cattolica, é docente na Universidade Pontifícia Gregoriana, consultor do Conselho Pontifício para a Cultura e do Conselho Pontifício para as Comunicações. Outros livros deste autor publicados pela Paulinas Editora: Ciberteologi@ - pensar o Cristianismo na era da internet (2013); O sonho do papa Francisco – os jovens no coração da Igreja (2014); Temos de ser normais – em conversa aberta com António Spadaro (2014); A verdade é um encontro (2014); Superar o muro (2015);

 

Índice:

Prefácio - Frederico Lombardi | Introdução e Coordenação – Antonio Spadaro | [Homilias] Março 2014 a Junho de 2015.

 

Público-alvo: Jovem/Adulto

 

Ficha técnica:

Título – A felicidade treina-se em cada dia: Novas homilias em Santa Marta | Autores – Papa Francisco; Antonio Spadaro| Editor – Paulinas Editora, 1 ed. fevereiro 2016, págs. 496 | Coleção – Uma Casa Aberta a Todos | ISBN: 978-989-673-504-3.



Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail