O Padre Guilherme levou música à prisão. Cristo já lá estava.
Na manhã de 9 de outubro, a música eletrónica ocupou um espaço pouco habitual: um estabelecimento prisional na província argentina de Mendoza. Não havia uma multidão numa praça ou num festival. Havia homens e mulheres privados de liberdade, perante um sacerdote português que também é DJ.
O padre Guilherme Peixoto atuou no complexo penitenciário Almafuerte II, em Cacheuta. Antes do concerto, encontrou-se com reclusos e participou na inauguração e bênção de uma capela inter-religiosa, construída com a colaboração de pessoas que ali cumprem pena. Segundo o porta-voz da Arquidiocese de Mendoza, foi a sua primeira atuação numa prisão fora de Portugal.
A notícia chama a atenção pelo inesperado: música eletrónica, um padre e uma prisão.
Há pessoas para lá da condenação
É fácil reduzir alguém ao pior que fez, sobretudo quando houve vítimas e danos graves. A justiça exige que os crimes sejam investigados, que as vítimas sejam protegidas e que as responsabilidades tenham consequências. Um concerto não altera nada disto. Seria injusto transformar uma manhã de música numa história fácil de redenção.
Mas a pena não retira a uma pessoa a sua dignidade. Quem está preso continua a ter uma história, relações, capacidades e perguntas sobre o futuro. O que fez pode ter consequências profundas e duradouras, sem esgotar tudo o que é. Reconhecer esta verdade não significa desculpar o crime.
No Evangelho de Mateus, Jesus identifica-se com quem está na prisão e acolhe como dirigido a si o gesto de quem o visita (cf. Mt 25, 36). Esta passagem desafia uma ideia cómoda de proximidade: é possível preservar a justiça e, ao mesmo tempo, recusar que alguém fique definitivamente excluído do nosso cuidado.
O que fica depois do concerto?
Há outro pormenor significativo na visita do padre Guilherme. A nova capela contou com o trabalho de pessoas reclusas. Não é um detalhe menor: criar um lugar para a vida espiritual e participar na sua construção são formas de reconhecer que, mesmo num contexto de privação de liberdade, uma pessoa pode continuar a contribuir, a escolher e a procurar sentido.
A música pode oferecer um intervalo à rotina, suscitar um encontro e lembrar que a beleza não pertence apenas a quem vive em liberdade. Não sabemos, porém, o que cada participante sentiu, nem temos razões para afirmar que aquela manhã mudou alguma vida. A esperança cristã não precisa de transformar cada gesto generoso num milagre.
Na bula que convocou o Jubileu de 2025, o Papa Francisco pediu condições dignas para as pessoas reclusas e caminhos reais de reinserção na sociedade. Em dezembro desse ano, no Jubileu dos Reclusos, Leão XIV lembrou que «nenhum ser humano se reduz ao que fez» e insistiu na reparação, na reconciliação e nas oportunidades de reabilitação, reconhecendo obstáculos como a sobrelotação e a insuficiência de programas educativos e de trabalho.
É aqui que um acontecimento invulgar ganha espessura. Um concerto pode ser um sinal de proximidade, mas a dignidade humana reclama continuidade: acompanhamento espiritual, condições de vida justas, educação, possibilidades de recomeço e atenção às vítimas. A misericórdia não torna a responsabilidade dispensável. Dá à responsabilidade um horizonte que ultrapassa o castigo.
Na prisão de Almafuerte II, a música terminou e as portas continuaram fechadas. A capela ficou. O mais importante será aquilo que puder continuar também nos dias comuns: o reconhecimento de que nenhuma pessoa perde o direito a ser tratada como pessoa.
[Este artigo foi elaborado a partir das notícias publicadas a 9 de outubro de 2026 pelos jornais argentinos Los Andes, Diario Mendoza e El Nueve, sobre a visita do Padre Guilherme Peixoto à prisão de Almafuerte II, na Argentina.]