14 anos, 14 histórias. Livro Solidário.

Notícias 9 dezembro 2021  •  Tempo de Leitura: 4

O Fernando Félix, jornalista redator da revista Audácia, e a esposa, Maria José, que também colabora na revista missionária infantojuvenil publicada pelos Missionários Combonianos,  conheceram recentemente o Santiago Rodrigues, de 13 anos, natural de Vale Carneiro, Tomar, através da televisão.

 

Até aos 5 anos, ele era uma criança como as outras, alegre, cheio de vida, saudável e feliz. Mas naquele fatídico dia 14 de maio de 2013, o menino caiu numa fossa sética sem que ninguém se apercebesse, ficando bastante tempo sem oxigénio no cérebro, o que lhe provocou paralisia cerebral grave. Os médicos só lhe davam 48 horas de vida, mas por milagre sobreviveu. No entanto, ficou com sequelas resultantes do acidente que mudaram para sempre a sua vida e da sua família: o Santiago ficou tetraplégico, sem falar, sem andar e com  visão muito reduzida.

 

Desde o acidente, o Santiago precisa de reabilitação neurológica. Na clínica, cada mês de tratamentos custa 1500 euros. Entretanto, com a pandemia, esta terapia foi interrompida. Mas ele recebe os fisioterapeutas em casa e faz outras terapias, como a da fala. Os resultados são evidentes: o Santiago já diz algumas palavras («obrigado», «olá»); tem um pouco mais força no pescoço; consegue alguma articulação dos membros superiores; está mais ativo e interage com os outros, principalmente com o irmão mais novo.

 

A Maria José e o Fernando visitaram o Santiago e a família, e puderam testemunhar a dedicação e a aflição do quotidiano naquela casa. Ao Santiago não falta o amor da família, que tudo tem feito por ele. A avó deixou de trabalhar para acompanhar o Santiago as 24 horas. Mas o esforço é enorme, e a família necessita de solidariedade e proximidade, para não sucumbir nem ao cansaço, nem ao desalento.

 

Há uma rede de amigos que ajuda a recolher fundos para custear os gastos, com iniciativas que vão da recolha de tampinhas às rifas. O Fernando e a Maria José pensaram em mais uma hipótese de contribuir, e avançaram com a edição de um livro de contos. Nasceu, assim, o livro «14 anos – 14 histórias», com um objetivo solidário. Todo o valor recolhido será entregue ao Santiago Rodrigues.

 

O livro tem 14 histórias, porque o Santiago faz 14 anos a 23 de dezembro. Alguns dos contos baseia-se em características da personalidade dele. Outros vão buscar inspiração à realidade da deficiência ou dependência do menino.

 

O livro nasceu generoso e pretende sê-lo de muitas maneiras: é possível graças a uma rede de vinte voluntários. Com generosidade, doze escreveram contos, sete ilustraram e um velou pelo bom português. E, certamente, sensibilizará os mais novos para serem amigos do Santiago e de todos os Santiagos da vida, de se porem no lugar dele(s).

 

O Santiago é um herói! Lutou pela vida quando todos a davam como perdida. Para o Fernando e a Maria José, cujo lema é «quando a vida não te permite dar filhos (novas vidas ao mundo), dá-lhe novas formas de viver», o apoio que pudermos dar a este menino – ou a outro(s) – e à sua família, é um modo de concretizar a missão de fecundidade dada por Deus a cada pessoa que vem a este mundo. 

 

Um livro por cada oferta

O livro «14 anos – 14 histórias» será entregue ou enviado a quem fizer uma oferta a partir de 7 SANTIAGOS.

 

Os livros podem ser pedidos contactando o pai do Santiago, Fábio Rodrigues, telemóvel 917 531 994; ou a madrinha do Santiago, Filipa Rodrigues, telemóvel 917 825 114.

 

A oferta pode ser feita através do IBAN da família Rodrigues: PT50 0033 0000 4542 3191 0410 5.

 

Estas são as páginas dedicadas ao Santiago Rodrigues, em que se pode conhecer e acompanhar a situação https://vamosajudarosantiago.blogspot.come www.facebook.com/todospelosantiagotomar.

 

[@Audácia]

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail