A Bondade salva o mundo pessoa a pessoa

Crónicas 9 outubro 2017  •  Tempo de Leitura: 3

Já perdi conta às inúmeras catástrofes mundiais, nacionais e pessoais que afetam a nossa vida. São muitos os dias em que nos sentimos a pior pessoa do mundo, em que nos sentimos mal. É nesses dias que percebemos a importância dos pequenos grandes gestos de amor. É nesses dias que nos alegramos, nos sentimos amados e agradecidos pelo bom dia da vizinha, pela amiga que quer saber como estamos. É nesses dias que damos valor a um sorriso de um estranho e um obrigado de alguém que já nem nos lembrávamos de ter ajudado. Estes pequenos grandes gestos são como pequenos grandes milagres de Deus que transformam a nossa tristeza em alegria, gratidão e amor. A bondade de cada um de nós, contida em cada pequeno gesto de amor do nosso dia-a-dia, salva-nos realizando pequenos grandes milagres do amor todos os dias.

 

A bondade cura o mundo pessoa a pessoa. Não precisamos de muito para mudar o mundo se fizermos alguém feliz já estamos a mudá-lo. O mundo não muda apenas com grandes projetos o mundo muda-se sobretudo pessoa a pessoa. O mundo também se muda com o bom dia ao vizinho, com o convite para o café, com a mensagem a alguém com quem não estamos há muito tempo.

 

Quantas foram as pessoas que nos salvaram o dia? Quantas foram as pessoas que nos fizeram e fazem felizes com pequenos grandes gestos? Façamos o mesmo. Passemos a mensagem de amor. Façamos pequenos milagres e façamos alguém feliz ou ainda mais feliz.

 

A bondade das pessoas cura-nos e faz-nos renovar a confiança de que o amor vale sempre a pena. Todos merecemos ser amados. A capacidade de perdão e de estar diz mais sobre o amor que todas as declarações de amor que possamos fazer ou dizer. Enquanto houver alguém disposto a amar-nos com pequenos gestos a bondade irá sempre salvar-nos.

 

António Lobo Antunes dizia numa das suas crónicas da Visão: “Não digas nada, dá-me só a mão. Palavra de honra que não é preciso dizer nada, a mão chega.” a bondade é por vezes como migalhas, como gotas num oceano imenso. Mas já dizia Madre Teresa de Calcutá que o oceano é bem mais pequeno sem uma gota e quem sabe não será essa não será a gota que faz a diferença na vida de alguém. O bem salvará o mundo pessoa a pessoa.

paula ascenção sousa. a minha religião é o amor. cresci católica, descobri-me missionária. acredito e vivo o amor sem rótulos, sem barreiras, para todx. vivo do amor,  por amor e com amor e para amar.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail