Regressar, ato ou efeito de voltar aos espaços onde já foste feliz

Crónicas 6 junho 2022  •  Tempo de Leitura: 3

Sou cristã desde que me lembro. Aí cresci. Aí vivi. Daí são feitas as minhas raízes e as minhas referências. Cresci rodeada por pessoas que me incitam a ver o mundo de outras formas, que me provocam e me desafiam a calçar os seus sapatos e sentir onde lhe apertam e onde lhes dói. Vivo e caminho neste exercício de sair de mim e perceber como é o mundo e a realidade para o outro.

 

O amor e a vida fizeram-me missionária e eu aceitei e voei até ao Brasil e ao Peru - onde fiz casa. As palavras são a minha melhor forma de expressão, a forma mais nua e crua de me exprimir. São declarações de amor, são revolta, são gritos de ipiranga, são poesia, sou eu em cada verso, em cada espaço e em cada pausa. Sou eu inteira, nua, tal e como sou.

 

As palavras, tantas vezes aqui por mim escritas e partilhadas, foram comigo dar a volta ao mundo sob o chamamento interior de dar voz, corpo e luz ao que via, vivia e sentia. Regresso a escrever aqui pela mesma razão que continuo a acreditar nas pessoas, pela mesma razão que tenho fé. Porque acredito que o amor é quem nos faz sair de nós, nos incita a doar a nossa vida gota a gota e confiar que o pouco que somos faz a diferença. Vivo e experimento em cada dia que o mundo não se muda de uma vez, muda-se aos poucos, que cada um de nós faz a diferença e que o pouco de cada um de nós é muito. Acredito que o amor faz mudar o mundo pessoa a pessoa, que todas as religiões nascem do amor e por isso “é muito mais o que nos une que aquilo que nos separa” como diz rui veloso.

 

Sou do amor. Talvez não obedeça a todas as leis, nem siga todas as regras, mas vivo do amor,  por amor, com amor e para amar. O amor é o meu caminho, a minha forma de estar na vida e o meu foco, a minha luz ao fundo do túnel sob a qual sempre me oriento, aonde sempre volto, aonde sempre regresso. Confio e vivo num amor que nos eleva, nos liberta. Acredito no amor sem barreiras, sem cor, sem credos, sem sexos ou nacionalidades. Acredito num amor que nos desafia e nos provoca. Viver rodeados de pessoas é viver rodeado de amor. Não se iludam, esse amor por cada pessoa tem tanto de maravilhoso como desafiante e provocador. Mas sempre, sempre nos faz crescer, ser e flores(ser). Confio que somos todxs amor. Todxs. Mesmo.

paula ascenção sousa. a minha religião é o amor. cresci católica, descobri-me missionária. acredito e vivo o amor sem rótulos, sem barreiras, para todx. vivo do amor,  por amor e com amor e para amar.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail