A noite e o Ginásio

Crónicas 5 dezembro 2023  •  Tempo de Leitura: 3

A Palavra de Deus que ressoa no Primeiro Domingo do Advento parece sugerir-nos não só como estamos, como crentes, na noite, - na verdade, o verbo vigiar introduz-nos o tema da noite, como horizonte temporal, mas sobretudo como condição existencial.

 

Durante a noite somos convidados a manter os olhos bem abertos para não nos deixarmos vencer pelo peso do sono. A noite é um símbolo dos tempos sombrios da história, das trevas que envolvem a humanidade, da tentação da descrença que atravessou todas as épocas. E hoje, como no tempo dos primeiros cristãos, parece que tudo é banhado pela escuridão. 

 

Não é apenas a guerra da Ucrânia ou o conflito Israelo-Palestiniano. Vejamos a pobreza ou a riqueza mundial mal distribuída. As alterações climáticas que afetam essencialmente os mais pobres porque têm menos capacidade de se protegerem. Os refugiados que continuam a morrer nesses mares e oceanos. As perseguições a etnias ou religiões - vejam o número de cristãos perseguidos!

 

Se olharmos para Portugal: é a saúde, a educação, a corrupção, a pobreza, o desemprego, a desorientação moral...

 

Mas a mesma Palavra de Deus, também nos diz como podemos atravessar esta noite: precisamos de um coração pronto e vigilante, semelhante ao daqueles que esperam pelo amado.

 

O Advento é o tempo de olhar/vigiar com novos olhos a história em que vivemos e captar a ação de Deus que sempre eleva os humildes, derruba os poderosos, derruba o trono dos arrogantes.

 

Uma vigilância que se torna disponibilidade na generosidade e no colocar-se ao serviço. Portanto, uma espera vigilante de que necessitamos desesperadamente, pois muitas vezes  tornamos-nos incapazes de esperar, impacientes, zangados. A Recolha do Banco Alimentar Contra a Fome, é um bom exemplo disto: solidariedade e serviço.

 

O tempo do Advento que agora iniciamos, torna-se então um ginásio que nos treina para estarmos despertos e liberta-nos de alguns riscos que afetam o coração e o espírito, como o deixar-se vencer pelo cansaço. A agitação do nosso tempo leva-nos a correr sempre um passo à frente de onde estamos, continuamente fora de nós mesmos, não com uma atitude de doação, mas de distância do centro vital do nosso coração.

 

Estar vigilante é não nos perder de vista, é viver e não vegetar, perdendo o contacto com nós mesmos. 

 

Estar vigilante ensina-nos a sabedoria de viver com sensatez os dias que nos são dados. Poucos ou muitos. Curtos ou longos.

 

Um Santo Advento.

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail