Parábolas de Embalar: «Vestido novo e vinho novo»

Crónicas 10 abril 2022  •  Tempo de Leitura: 4

Nota introdutória para ser lida pelos pais…antes de começar a História.

 

No tempo de Jesus as roupas não eram tão abundantes como hoje são para nós. Havia pouco recursos naturais para a sua produção. O linho, a seda, o algodão não eram matérias primas acessíveis. A lã predominava porque a pastorícia era uma atividade comum e a maior parte das pessoas tinha as suas ovelhas. Não tinham como nós um armário cheio de roupas, por isso uma peça era usada durante muito tempo e muitas vezes remendada. Não remendavam as roupas velhas com tecidos novos porque na lavagem o pano novo encolheria. Não usavam tecidos novos para remendar as velhas roupas que usavam por muito, muito tempo.

 

Era comum o povo usar odres que tinham a função dos nossos cantis. Os odres eram feitos de pele de cabra e tinham a função de manter os líquidos frescos porque o ambiente era muito quente naquelas terras e as pessoas para se deslocar faziam grandes caminhadas sempre sobre muito calor.

 

O odre era forte, elástico devido ao facto de ser feito de pele de cabra e tornava-se excelente para guardar a água e o vinho. No entanto ninguém guadava vinho novo num odre já velho e gasto porque o processo de fermentação deste líquido faria rebentar a pele já gasta desprovida da elasticidade necessária para aguentar a fermentação do vinho. Aproveitavam os odres velhos para guardar a água e usavam os novos para o vinho novo.

 

Nesta história Jesus utiliza os odres e as roupas para nos falar.

 

Escutem esta parábola que mais uma vez foi contada pelos meninos e meninas do quinto volume da paróquia de Sta Maria dos Olivais.

 

 

Desafio para as famílias

 

A Páscoa aproxima-ss. Com a celebração dos ramos entramos na semana Maior: na semana Santa.

Celebramos o Domingo de ramos porque o povo cortou ramos de árvores para forrar o chão por onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeira o povo aclamava Jesus porque ele lhes tocava fortemente o coração com as suas parábolas, com as suas atitudes. Esta entrada triunfante de Jesus em Jerusalém gera nos sacerdotes e nos poderosos inveja, muita inveja, medo de perder o poder, o prestígio.

 

A inveja, o medo de perder a ânsia do poder… foi isto que motivou os poderosos daquele tempo a criarem enredos, maledicência, injustiça sobre Jesus até o matarem numa cruz.

 

Nesta Parábola Jesus diz-nos que do mesmo modo como não se deve colocar um remendo novo numa roupa velha…não podemos querer falar e ser amigos de Jesus e a nossa vida não falar dele. Na vida nova.que nos impela a Quaresma não há lugar para as velhas atitudes que nos afastam do Amor…de Jesus. Novo é novo, Velho é velho.

 

O pano novo não se ajusta ao pano velho, para o vinho novo não serve o Odre velho.

 

Desafiamos-vos a pendurarem o ramo da Eucaristia deste domingo na porta da vossa casa  para dizerem a todos que querem a vida nova em Deus, no Amor que nos faz odres novos e panos novos!

 

Um abraço e FELIZ SEMANA SANTA!

Parábolas de Embalar

Parábolas de embalar

"Parábolas de embalar" surgiu da necessidade de recontar as parábolas numa linguagem inteligível para um grupo de catequese… "Embalar" surge do sonho de tornar as histórias de Jesus um mometo de família, oração, antes de adormecer.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail