Parábolas de embalar: «grão de mostarda»

Crónicas 2 abril 2022  •  Tempo de Leitura: 2

Nota introdutória para ser lida pelos pais antes de começar a História.

 

Uma nova parábola. Uma história de Jesus para nos embalar. Já contámos muitas!

 

Neste início de primavera onde o sol se quer afirmar e as borboletas coloridas desejam esvoaçar por cima das flores deixamos uma parábola que nos fala de uma semente muito pequenina: um grão de mostarda.

 

Nesta narrativa Jesus apresenta-nos um semeador que planta na sua lavoura a semente da mostarda. Nesta horta esta semente é a menor de todas mas quando cresce torna-se robusta, esplendorosa, a maior de todas as plantas. É tão imponente que se torna a preferida para as aves que, se aninham nos seus ramos robustos e fortes, no Outono estes ramos atingem uma grande consistência e esta árvore torna-se a preferida de muitas aves para construírem os seus ninhos porque as protegem das tempestades, do calor tornando-se no espaço ideal para abrigarem e protegerem os seus ovos e os seus filhos que sairão deles.

 

E… está na hora de ouvirmos a história que foi contada pelos meninos do quinto volume da paróquia de Sta Maria dos Olivais de Lisboa.

 

 

Desafio para as famílias

 

O tempo passa depressa… já estamos na quinta semana da quaresma!

 

Depois desta parábola que nos falou que as grandes obras podem começar por sementes muito pequeninas, aparentemente insignificantes, tal como o grão de mostarda, deixamos um desafio para as famílias.

 

Normalmente os avós são quem nos contam as histórias…aquelas que já lhes foram contadas pelos seus avós. Lembro-me de ser pequenina e de me sentar num banquinho de madeira ao lado da minha avó Maria e de ouvir as suas histórias que tanto me faziam feliz. Acho que é também devido a estes momentos que gosto tanto de histórias, as de Jesus são as minhas preferidas!

 

A nossa avó e o nosso avô vão ficando velhinhos…e se desta vez fossemos nós a levar-lhe uma história!

 

Vão a casa dos avós ou chamem-nos à vossa casa e escutem juntos a parábola do grão de mostarda. Será um momento bonito que vão guardar deste tempo de Quaresma que alegrará o coração dos vossos avós e o de Jesus! 

Parábolas de Embalar

Parábolas de embalar

"Parábolas de embalar" surgiu da necessidade de recontar as parábolas numa linguagem inteligível para um grupo de catequese… "Embalar" surge do sonho de tornar as histórias de Jesus um mometo de família, oração, antes de adormecer.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail