Onde está Deus?

Crónicas 13 setembro 2021  •  Tempo de Leitura: 2

O mundo está a ultrapassar uma fase complicada. Dos desastres naturais que ocorrem de uma ponta à outra do mundo, à pandemia Covid-19, até à crise humanitária que se vive no Afeganistão e no Haiti. Perante tudo isto, muitos perguntam: Onde está Deus?

 

Quando confrontados com todas as vivências que ocorrem no mundo atual, muitos questionam a presença de Deus, porque Deus não permitiria tudo isto. Mas é preciso retirarmos as vendas dos olhos para vislumbrar a presença incrível de Deus nos dias de hoje.

 

Se pensarmos bem, todas estas crises têm a mão do Homem. O Homem que se centra em si e não no outro, que prefere o dinheiro e o poder ao amor, que resolve tudo com violência em vez da paz. A mão do Homem que agora se percebe pequeno perante a grandeza da Natureza que não consegue controlar. A culpa de tudo o que vivemos não é de Deus, é do Homem. Mas então, onde está Deus?

 

Se retirarmos as vendas dos olhos, conseguimos ver e sentir a presença de Deus. Deus que está nos milhões de profissionais de saúde espalhados pelo mundo e que formam a linha da frente na guerra contra o Covid-19. Eles que colocam as suas vidas em perigo para salvar vidas, porque todas as vidas contam. Eles que se colocam em último para que todos os outros possam ser os primeiros. Eles que também choram, que dão a mão, que precisam de um abraço, mas que dão os mais apertados. Deus está neles!

 

E está em todos os militares que arriscam as suas vidas para combater a guerra e trazer a paz ao mundo. Eles que defendem o seu país e o país dos outros, para que cidadãos inocentes possam ter direito à vida. Eles que enfrentam terroristas, que ensinam povos, que dotam de conhecimentos, que acalmam e protegem. Eles que também têm medos e desligam o botão dos sentimentos para poderem ir à luta. Deus está neles!

 

E também está em todos os voluntários que se multiplicam para ajudar todos os que enfrentam crises humanitárias, de saúde e de causas naturais. Eles que recolhem materiais e fundos, que os distribuem por quem necessita, que dão cor ao mundo cinzento destes povos. Deus está neles!

 

Mas não só neles! Deus está em ti! Tu que podes dar a mão, que te podes entregar, que podes ser a paz, a cor e o amor que o outro precisa. Tu que tens o poder de tornar o mundo um lugar melhor, com as mais pequenas atitudes. Deus está nos profissionais de saúde, nos militares e nos voluntários, mas principalmente, Deus está em ti!

A Joana nasceu em 1992, no Porto. Licenciou-se em Enfermagem na ESEP, com Mestrado em Musicoterapia na Universidad Autonoma de Madrid. É Animadora de Pastoral Juvenil e Voluntária Missionários com os Missionários Claretianos desde 2010, tendo estado por duas vezes em missão em São Tomé e Príncipe e participado nas JMJ Madrid 2011 e Cracóvia 2016.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail