A conversão do olhar

Crónicas 11 março 2021  •  Tempo de Leitura: 1

O mundo lá fora não é somente o mundo dos abraços adiados, dos beijos sentidos, das conversas na esplanada, dos passeios na praia, das caminhadas nos bosques, das brincadeiras nos parques. 

 

O mundo lá fora continua a apontar-nos para a realidade da pobreza, dos conflitos armados, da violência e do desemprego, das desigualdades no acesso à educação, á saúde, à habitação. O mundo lá fora é ainda o mundo dos estereótipos e dos preconceitos e dos que lutam por melhores condições de vida. E não será este mundo lá fora expressão do mundo cá dentro de nós?

 

É esta realidade que precisa do nosso olhar convertido, implicado, desconformado.

 

Pensar e viver Páscoa é pensar e viver a Humanidade resgatada, onde não há branco nem preto, gordo ou magro, nacional ou estrangeiro, alto ou baixo, pobre ou rico, letrado ou iletrado, com estatuto ou sem estatuto social. 

 

Estamos longe da realidade da Páscoa vivida como projecto de Amor por toda a Humanidade.

 

Purificar o olhar exterior e interior é parte de um processo de conversão sério que espera de nós muito mais do que um desconfinamento exterior: espera que tenhamos a coragem de retirar as peias e as teias que toldam os sentidos, o pensamento, a acção que permite que cada ser humano seja cuidado como um igual.

Cristina Duarte

Cronista

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail