Livro da Semana: «Papa João XXI da história ao tributo»

Crónicas 28 outubro 2020  •  Tempo de Leitura: 1

Esta obra não é simplesmente mais um documento que se junta a tantos outros sobre o papa João XXI, o único papa português, sobre quem já tanto foi escrito. A honestidade intelectual que inspira é, acima de tudo, uma memória justa de um tributo que não pode ser perdido na sombra do tem- po e do esquecimento: Por isso inquieta e interpela qualquer leitor atento que deseje conhecer a história de um homem cuja história conta histórias. É, sem dúvida, uma espécie de iniciação à vida do papa João XXI que todos devem ler.

 

A figura de Pedro Hispano, mais tarde papa João XXI, teve uma projeção tal no mundo da cultura europeia medieval, que hoje nos surpreendemos com a sua obra no campo da filosofia e da medicina.

 

O seu impacto nas universidades e escolas conventuais foi enorme e prolongado, não isento de controvérsia, como se pode ver pelos vestígios transmitidos por um número  enorme de códices e de edições, ainda não contabilizados. Ele foi, de facto, um dos grandes mestres medievais que na Europa se impuseram por um saber enciclopédico à procura de novos caminhos, como estudos recentes têm mostrado. Curiosamente, no seu país de origem, a fama de Pedro Hispano chegou mais tarde e só mais recentemente alguns estudiosos voltaram a atenção para este vulto extraordinário da história e da cultura pátrias.

 

Ficha Técnica

Autor: Nunes Fortes

Editor Paulinas Editora

Coleção Caminhos novosISBN - 5603658104196

 
 

Bento Oliveira

Coordenador iMissio.

Pai. Licenciado em Ciências Religiosas. Professor de EMRC. Gosta de pensar e evangelizar nas redes! O trabalho em equipa é o presente da pastoral.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail