É tempo de nos darmos

Crónicas 5 outubro 2020  •  Tempo de Leitura: 2

Outubro é o mês missionário por excelência e este mês dei por mim a refletir sobre esta frase: é tempo de nos darmos. E não é que esta frase faz ainda mais sentido neste tempo de pandemia?

 

Missão é partir. É sair da nossa zona de conforto e deixar tudo para trás: família, amigos, namorados, bens-materiais, tudo. É simplesmente partir rumo ao desconhecido. Missão é ir (cá ou lá) sem receios do que possa surgir ou acontecer. É simplesmente ir!

 

Missão é um tempo especial. É tempo de cuidar, como um pai cuida de um filho, ou um filho cuida de um pai. É tempo de dar tudo o que se tem a quem tão pouco tem. É tempo de nos darmos!

 

Podemos achar que não é assim tão fácil isto de nos darmos, mas é bem mais fácil do que parece. Basta sermos e darmos. Darmo-nos a nós mesmos, inteiramente e sem reservas, a todo e qualquer ser humano que se cruze no nosso caminho.

 

Hoje, especialmente, é tempo de nos darmos. É tempo de sermos o pai, a mãe, o irmão, o amigo, de quem não o tem. É tempo de proteger, de cuidar, de nos entregarmos ao outro, sem medos, sem esperar nada em troca. E para isto, basta sermos. Sermos de coração para coração.

 

Com isto, conseguimos perceber que o dar-se é mais importante que o dar. Enriquecemos e colorimos a vida do outro e nós vimos mais cheios: cheios de amor, de paz, de alegria.

 

É tempo de nos darmos! É tempo de dar voz aos sorrisos contagiantes, às histórias de vida e sabedoria, aos olhares recheados de brilho, aos abraços virtuais. É tempo de cuidarmos, mesmo que à distância e com todas as medidas de segurança, daqueles que precisam de nós. Porque o vírus tirou-nos muita coisa, mas não nos tirou a vontade de ser e de dar.

 

É tempo de nos darmos! Eu já o faço. E tu, alinhas nesta aventura?

A Joana nasceu em 1992, no Porto. Licenciou-se em Enfermagem na ESEP, com Mestrado em Musicoterapia na Universidad Autonoma de Madrid. É Animadora de Pastoral Juvenil e Voluntária Missionários com os Missionários Claretianos desde 2010, tendo estado por duas vezes em missão em São Tomé e Príncipe e participado nas JMJ Madrid 2011 e Cracóvia 2016.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail